Problemas Cognitivos e Motores

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino a utilizar serão: exposições teóricas sobre os temas, discussão e apresentação de trabalhos por parte dos alunos.
A avaliação é periódica será realizada pela elaboração de um trabalho avaliado em duas componentes: apresentação na aula (50% nota) e apresentação de um portfólio digital (50% da nota).

Resultados de Aprendizagem

Conhecer a problemática da deficiência intelectual no atual contexto
Conhecer a etiologia e as características dos principais problemas de cognição
Conhecer a etiologia e as características dos principais problemas que afetam a motricidade
Conhecer as particularidades do desenvolvimento das crianças com estas problemáticas

Programa

1- Problemas de cognição
1.1 – A problemática da deficiência Intelectual (evolução histórica do conceito, e metodologias de diagnóstico)
1.2- Concepção actual (a definição da AAIDD)
1.3- As funções do processo e avaliação (diagnóstico, classificação e planificação dos apoios
1.4- As diferentes classificações (DSM 5, ICD11)
1.5- Etiologia das deficiências intelectuais (alterações congénitas e influência ambiental)
1.6- Prevenção
2- Problemas de motricidade
2.1- Sistema nervoso (breve estudo da sua formação e funcionamento)
2.2 – Etiologia das deficiências motoras
2.3 – Classificação e caracterização dos diferentes síndromes
2.4- Prevenção (aconselhamento, diagnóstico precoce e cuidados de saúde)

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Portefolio digital - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, L. B. (2018). Introdução à Neurociência: Arquitectura, função, interacções e doença do Sistema Nervoso. Climepsi Editores.
Almeida, L. B. (2018). A educação dso genes. Climepsi Editores
American Psychiatric Association (2013). DSM 5 : Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5ª ed.)
Sanches-Ferreira, M., Lopes-dos-Santos, P., & Santos, M. A. (2012). A desconstrução do conceito de deficiência mental e a construção do conceito de incapacidade intelectual: de uma perspetiva estática a uma perspetiva dinâmica da funcionalidade. Revista Brasileira de Educação Especial, 18 (4), 553-568.
Schalock, R. L., Luckasson, R., Tassé, M. J., & Verdugo, M. A. (2018). A holistic theoretical approach to intellectual disability: Going beyond the four current perspectives. Intellectual and developmental disabilities, 56(2), 79-89.