Produção de Conteúdos para Documentários

As metodologias de ensino baseiam-se em sessões expositivas e ativas, nas quais se explora a capacidade do aluno para tomar decisões, investigar e compilar informação, resolver problemas e refletir. A avaliação contínua pressupõe a realização de um documentário de informação, de acordo com um conjunto prévio de requisitos. A classificação final será calculada segundo a seguinte ponderação:
– 10% para a apresentação individual e pertinência da ideia;
– 10% para a abrangência da pesquisa de informação jornalística para o documentário,
– 15% para o cumprimento dos requisitos de pré-produção do documentário
– 15% para o cumprimento dos requisitos de construção do guião documental,
– 50% para o cumprimento dos requisitos de produção de um documentário informativo.
A avaliação por exame será baseada na realização de uma prova escrita (50%), sobre a totalidade do programa e uma prova prática (50%) de criação, desenvolvimento e apresentação de um projeto documental de informação.

A unidade curricular visa proporcionar o desenvolvimento de competências que permitam intervir em todas as fases do processo de produção documental. O conhecimento sobre o género documental, enquadrado na teoria do cinema e do género jornalístico, é de integração essencial no estudo do fenómeno da comunicação, pelo seu valor intrínseco. Nesta unidade curricular serão desenvolvidas as seguintes competências:
– Pesquisar informação potencial para documentários.
– Selecionar assuntos enquadrados em estruturas temáticas de conteúdo.
– Saber adequar um guião ao formato documental.
– Saber pré-produzir audiovisuais.
– Saber como filmar “on location”.
– Criar uma identidade visual própria ao documentário.
– Trabalhar com imagens e sons de forma objetiva, sem abandonar a emoção.
– Aplicar conhecimentos da Comunicação com a Imagem.
– Aplicar conhecimentos de Guionismo.

Breve análise histórica do Documentário.
Primeiro desenvolvimento do conceito do documentário.
Introdução à linguagem do documentário.
Diferenças entre Reportagem e Documentário.
Tratamento/Alinhamento da ideia.
Construção de guião para documentário.
Escolha do ponto de vista.
Definir as premissas gerais da estrutura narrativa.
Definir as premissas gerais do conceito visual.
Pesquisa. Observação no terreno.
“Pitchings” e primeiras apresentações.

Avaliação Contínua
  • - Documentário Informativo (apresentação (10%) + pesquisa informação (10%) ) - 20.0%
  • - Produção Documentário Informativo - 50.0%
  • - Cumprimento Requisitos ( Pré-produção (15%) + Construção guião (15%) ) - 30.0%
Exame
  • - Componente teórica - 50.0%
  • - Componente prática - 50.0%

BERNARD, S. C. (2004). Documentary Storytelling for Film and Videomakers. Burlington, Mass: Focal Press.
CANDEIAS, V. (2003). Introdução ao Guião para Documentário. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
GODMILOW, J. (2022). Kill the Documentary: A Letter to Filmmakers, Students, and Scholars. N.Y.Columbia University Press.
MOORE, M. (2014). Michael Moore’s 13 Rules for Making Documentary Films. Indiewire. Disponível em http://www.indiewire.com
NICHOLS, B. (2019). Introduction to Documentary, Bloomington, Ind.: Indiana University Press.
PENAFRIA, M. (2001). O ponto de vista no filme documentário. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação.
RABIGER, M. e HERMANN, C. (2020). Directing the Documentary, 7.ª ed. Londres: Routledge.
RENOV, M. (2015). Theorizing Documentary. U.K., Taylor & Francis Ltd.
WINSTON, B. & VANSTONE, G. (2017). The Act of Documenting: Documentary Film in the 21st Century. London: Bloomsbury Publishing Inc.