Produção e Edição de Imagem Videográfica

Os estudantes poderão escolher a modalidade de avaliação contínua ou avaliação por exame. A avaliação contínua inclui a realização do trabalho de preparação do guião e do dossier de produção (50%) e a produção do vídeo (50%). A participação nas tarefas da equipa desenvolvidas em aula é obrigatória. A avaliação por exame é feita através de uma prova escrita, com uma parte teórica (50%) e exercícios de aplicação (50%).

No final da Unidade curricular, os estudantes deverão estar em condições de: – Identificar funções e tarefas dentro da produção audiovisual – Conhecer as fases da pré-produção, produção e pós-produção – Elaborar guiões para a realização de diferentes conteúdos – Manusear câmaras de vídeo – Utilizar software de edição – Elaborar diferentes conteúdos audiovisuais

1. Da pré-produção à pós-produção.

1.1 A indústria videográfica: profissões, processos e equipas

2. A elaboração do guião: nota de intenções, ideia, storyline, sinopse, guião literário

3. Imagem e som

3.1 Composição

3.2 Escala de planos, movimentos de câmara e ângulos

3.3 Som: aspectos técnicos e estéticos

4. A câmara de vídeo (elementos constitutivos e funcionamento)

5. Princípios básicos de realização e produção

5.1. O dossier de produção

5.2 Guião técnico

6. Continuidade, edição e pós-produção. Construção de um guião.

Exame
  • - Prova escrita - exercícios de aplicação - 50.0%
  • - Prova escrita - parte teórica - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Preparação do guião e do dossier de produção - 50.0%
  • - Produção do Vídeo - 50.0%

CANDEIAS, Victor (2003). Introdução ao Guião para Documentário. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

COMPARATO, Doc (2004). Da Criação ao Guião – a arte de escrever para Cinema e Televisão. Lisboa: Pergaminho, Lda.

COMPARATO, Doc (2018). Da criação ao Roteiro. Summus Editorial (e-book).

COSTELLO, John (2006). Writing a Screenplay. Harpenden: Pocket Essentials.

KINDEM, G., MUSBURGER, R.B. (2009). Introduction to Media Production: The Path to Digital Media Production. Focal Press.

HUGHES, M. (2012). Digital Filmmaking for Beginners – A Practical Guide to Video Production. McGraw-Hill.

MARNER, T. (2010). A Realização Cinematográfica. Edições 70: Lisboa.

MILLERSON, G.(2017). Video Camera Thechniques. NY: Focal Press.

ZETTL, H. (2018). Video Basics 3. Belmont: Wadswoth / Thomson Learning.