Programação Orientada a Objetos

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

1       professore discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;

2       – Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução problemase o desenvolvimento de projectos laboratoriais individuais ou em dinâmica de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

1. Conhecer os conceitos básicos de Programação Orientada a Objectos (POO): objectos, classes, polimorfismo,herança;

2. Modelar e gerir estruturas de dados estáticos e dinâmicos (tabelas, vectores, dicionários e java collections);

3. Interagir com estruturas de memória persistente: ficheiros (binários, texto e objectos);

4. Seja capaz de estruturar, desenvolver, executar e testar programas usando a linguagem Java.

Programa

1. Introdução à linguagem Java;

2. Programação Orientada a Objectos: Classes e Objectos;

3. Tratamento de Excepções;

4. Estruturas de dados: Tabelas Unidimensionais e Multidimensionais

5. Vectores, Dicionários e Java Collections; Iteração de vectores e dicionários;

6. Ficheiros: Texto, Binários e de Objectos; Java Properties; leitura de dados a partir de dispositivos de entrada;Manipulação de ficheiros e directorias;

7. Programação Orientada a Objectos: Herança e Polimorfismo.

Métodos de Avaliação

Avaliação final
  • - um projecto individual (60%). - 60.0%
  • - uma prova escrita individual (40%) - 40.0%
Avaliação Periódica
  • - dois trabalhos práticos individuais (15% cada) - 30.0%
  • - dois projectos em grupo (35%); - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

“Java 8 – POO + Construções Funcionais”; F.Mário Martins; FCA ISBN: 9789727228386; 2017

“Curso Prático de Java”; Carla Jesus; FCA; ISBN: 9789727227501; 2013

“Projectos de POO em Java”; F. Mário Martins; FCA; ISBN: 9789727227921; 2014

“Java in a Nutshell – A Desktop Quick Reference”, 6.a Edição; David Flanagan; O’Reilly; ISBN: 1449370829; 2014