Programação Orientada a Objetos

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem possuir e dominar conceitos de programação procedimental e algoritmia.

Recomenda-se a conclusão anterior das seguintes unidades curriculares:
– Fundamentos de Programação;
– Estruturas de Dados.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1 – Método expositivo: método explicativo onde fundamentos teóricos e conceito são apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;

2 – Método experimental: método ativo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução problemas e o desenvolvimento de projetos laboratoriais individuais ou em dinâmica de grupo, sendo o método predominante.

Cada aula será composta por dois momentos:

1 – Exposição introdutória: No início da aula o docente expõe e discute com os alunos os novos conteúdos em estudo;

2 – Aplicação prática: Após a exposição introdutória, os alunos desenvolvem fichas de trabalho e projetos de programação, individualmente e em conjunto, para aplicação prática dos novos conceitos, de forma autónoma e sob a orientação do docente.

Esta será uma unidade curricular predominantemente prática e focada no desenvolvimento de projetos de programação.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

1. Identificar os conceitos básicos de Programação Orientada a Objetos (POO): objetos, classes, polimorfismo e herança;

2. Implementar e gerir estruturas de dados estáticos (tabelas uni e multi-dimensionais) e dinâmicos (java collections, nomeadamente arrays, vetores e dicionários);

3. Utilizar estruturas de memória persistente: ficheiros (binários, texto e objetos);

4. Planear, desenvolver e testar programas usando a linguagem Java.

Programa

1. Introdução à linguagem Java; Estrutura e sintaxe; 

2. Programação Orientada a Objetos (POO): Classes e Objetos;

3. Tratamento de Exceções;

4. Estruturas de dados estáticas: Tabelas Unidimensionais e Multidimensionais

5. Estruturas de dados dinâmicas: Java Collections, incluindo Arrays, Vetores e Dicionários; Pesquisa e iteração de estruturas de dados;

6. Ficheiros: Texto, Binários e de Objetos; Java Properties; Leitura de dados a partir de dispositivos de entrada; Manipulação de ficheiros e diretorias; Streams de dados;

7. Programação Orientada a Objetos (POO): Herança e Polimorfismo.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Flanagan, D. , & Evans, B.  (2019). Java in a nutshell – A desktop quick reference (7.ª ed). O’Reilly.

Jesus, C. (2013). Curso prático de java. FCA.

Martins, F. (2017). Java 8 – POO + construções funcionais. FCA.

Martins, F. (2014). Projectos de POO em java. FCA.

Urma, R., Fusco, M., & Mycroft, A. (2018). Modern java in action – Lambdas, streams, functional and reactive programming. Manning.