Conhecimentos de Base Recomendados
Conceitos básicos de programação.
Métodos de Ensino
De acordo com os objetivos do curso, as suas condições de realização e o público alvo devem ser utilizadas metodologias e estratégias que permitam à turma apreender e compreender os conteúdos lecionados da melhor forma.
Como tal é priorizado o uso de várias técnicas e metodologias em conjunto para maximizar a apreensão de conteúdos, assim temos:
1. Método expositivo: exposição oral de conteúdos teóricos com recurso a apresentações multimédia, tal como utilização de programas específicos e recursos afetos à prática do desenvolvimento de programas em Java;
2. Método interrogativo: através de questões individuais ou direcionadas ao grupo no decorrer das aulas, permitindo obter feedback imediato sobre os conteúdos abordados;
3. Método ativo: será utilizado com recurso a várias técnicas como, realização de discussões/debates sobre as temáticas desenvolvidas, estudos de caso relativamente a factos importantes na área das ciências informáticas, resolução de problemas e desenvolvimento de trabalhos individuais;
4. Método demonstrativo: será útil para demonstrar a instalação e utilização de certos programas a utilizar para o desenvolvimento de programas em Java.
Resultados de Aprendizagem
Definir o conceito de programação orientada a objetos.
Identificar os conceitos de encapsulamento, abstração, herança e polimorfismo.
Criar programas orientados a objetos.
Criar objetos e invocar os seus métodos.
Programa
1. Conceitos de programação orientada a objetos
1.1. Métodos
1.2. Encapsulamento
1.3. Classes.
1.4. Objetos
1.5. Herança
1.5.1. Hierarquia de classes; 1.5.2. Mecanismos de herança; 1.5.3. Super e Subclasse
1.6. Polimorfismo
1.7. Classes abstratas
2. Regras construção de software orientado por objetos
3. A linguagem orientada a objetos Java
3.1. Sintaxe da linguagem
3.2. Ambiente de desenvolvimento
3.3. Constantes e variáveis
3.4. Operadores
3.5. Tipos de dados
3.6. Entrada e saída de dados
3.7. Instruções básicas
3.8. Conversão de tipos
3.9. Instruções e estruturas de controlo
3.9.1. If; 3.9.2. Switch; 3.9.3. For; 3.9.4. While; 3.9.5. Repeat; 3.9.6. Break; 3.9.7. Continue;
3.10. Classes e Objetos
3.11. Definição de classes
3.11.1. Criação de classes; 3.11.2. Métodos da classe; 3.11.3. Variáveis da classe;
3.12. Herança de classes
3.13. Encapsulamento
3.14. Polimorfismo
3.15. Classes abstratas
3.16. Interfaces
3.17. Coleções
3.18. Excepções
3.19. Stream.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Evans, B.J, Flanagan, D. (2018). Java in a nutshell (7th ed.). O’Reilly Media.
Mendes, A. J., Marcelino, M. J. (2012). Fundamentos de programação em Java (4th ed.). FCA.
Eckel, B (2006). Thinking in java (4th ed.). Prentice Hall.