Programação para a Web – Cliente

Conhecimentos de Base Recomendados

n. d. 

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;

Método experimental: método ativo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos em dinâmica de grupo e trabalho individual e refletivo. 

Resultados de Aprendizagem

  • Compreender o funcionamento da Internet, principalmente no que concerne a Word Wide Wide.
  • Compreender o funcionamento do acesso a sítios Web utilizando um navegador Web.
  • Saber utilizar HTML e CSS no desenvolvimento de sítios Web.
  • Saber utilizar JavaScript para adicionar interatividade a sítios Web.
  • Compreender a importância de desenvolver sítios web acessíveis.
  • Conhecer as recomendações internacionais de acessibilidade no desenvolvimento de sítios Web.
  • Saber aplicar os conceitos aprendidos relativamente a acessibilidade quer a nível de produção de relatórios de acessibilidade, quer ao nível da construção de sítios Web acessíveis.

Programa

  • Introdução
    • Utilizações iniciais da Internet
    • Hipertexto
    • Hipermédia
    • Evolução Histórica
    • Principais tipos de clientes web
    • Conceitos base sobre servidores web
    • O funcionamento do protocolo HTTP
  • HTML (HyperText Markup Language)
    • Conceitos base
    • Estrutura base de um documento HTML
    • Validação de documentos HTML
    • Metatags
    • As tags elementares (p, a, hr, br, img, h1…h6)
    • Listas
    • Tabelas
    • Formulários
    • Destaques
    • Contentores genéricos
    • Contentores semânticos
    • Multimédia (video, áudio, canvas) 
  • CSS (Cascading Style Sheets)
    • Conceitos base
    • Validação de ficheiros CSS
    • Regras de estilo
    • As diferentes formas de definir estilos (inline, interna, externa)
    • Os principais seletores
    • Prioridade entre seletores
    • Formatação de texto
    • Cores e backgrounds
    • Propriedades de formatação do box-model
    • Pseudo classes e pseudo elementos
    • Posicionamento de imagens e tabelas
    • Formatação de listas
    • Responsive design
  • JavaScript
    • Conceitos base
    • As várias formas de utilizar JavaScript (inline, interna e externa) 
    • Eventos
    • Funções
    • Variáveis e tipos de dados
    • Operadores
    • Estruturas de controlo 
    • Ciclos
    • Manipulação de strings
    • Manipulação de arrays
    • Manipulação de formulários
    • Programação orientada a objetos
    • Web storage
    • Cookies
    • Manipulação do DOM
  • Acessibilidade
    • Desenho universal
    • Acessibilidade de páginas web
    • Avaliação automática e manual de páginas web (WCAG 2.1)

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Abreu, L. (2015). HTML 5 (4ª edição). FCA.

Remoaldo, P. (2011). CSS 3. FCA.

Abreu, L. & Carreiro, J. P. (2015). JavaScript 6. FCA.

Fonseca, M. J., Campos, P. & Gonçalves, D. (2017). Introdução ao design de interfaces (3ª edição). FCA.