Projecto de Investigação – Acção I

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular decorrerá sob orientação tutorial (sessões presencias e e-learning) tendo por
finalidade a elaboração de um Projecto de Investigação-Acção em contextos de desenvolvimento de
actividades no âmbito do Jogo e Motricidade Infantil. Serão realizadas sessões de trabalho sob a forma
de seminários, sessões de reflexão individual e em grupo, onde os mestrandos apresentarão resumos de
artigos científicos, estudos de caso, e o seu projecto de investigação-acção.
O processo de avaliação decorrerá de acordo com os regulamentos em vigor na Escola Superior de Educação
de Coimbra. Os mestrandos serão avaliados através de trabalhos a apresentar nas sessões tutoriais/e-learning
(40%), e através da elaboração de um Projecto de Investigação-Acção de natureza empírica: identificação e
formulação de um problema e definição da tipologia de intervenção do investigador, sobre uma realidade onde
pretendam intervir, e da avaliação do mesmo (60%).

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver a capacidade e o interesse pela investigação-acção e pela produção autónoma de
conhecimento científico e aplicado;
2. Conhecer as diferentes fases do processo cíclico intrínsecas à metodologia de Investigação-Acção.
Competências:
1. Diagnosticar um problema com base nas temáticas abordadas nos seminários a realizar no 1.º semestre
2. Construir um plano de acção que responda ao problema a estudar
3. Implementar o plano de acção em contexto real e aplicado
4. Elaborar uma reflexão crítica como requisito essencial para a concretização da UC seguinte- Projecto de
Investigação-Acção II.

Programa

1. Aspectos epistemológicos do Jogo e da Motricidade Infantil
2. Metodologia da Investigação-acção
3. Métodos de pesquisa em Investigação-acção

4. Projecto de investigação-acção

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação
  • - Os mestrandos serão avaliados através de trabalhos a apresentar nas sessões tutoriais/e-learning (40%), e através da elaboração de um Projecto de Investigação-Acção de natureza empírica: identificação e formulação de um problema e definição da tipologia de intervenção do investigador, sobre uma realidade onde pretendam intervir, e da avaliação do mesmo (60%). - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Almeida, J. & Pinto, J. (1995). A Investigação nas Ciências Sociais. Lisboa: Presença.
– Barbier, R. (1996). La recherche action. Paris: Economica.
– Capul, M. & Lemay, M. (2003). Da Educação à Intervenção Social. Porto: Porto Editora.
– Esteves, A. (1987). A investigação-acção. in Silva, A. & Pinto, J. (1987). Metodologia das Ciências Sociais.
Porto: Afrontamento.
– Hess, R. (1983). Sociologia da Intervenção. Porto: Rés.
– Lewin, K. (1951). Field Theory in Social Science . New York: Editions Harper and Row.
– Thiollent, M. (1985). Metodologia da Pesquisa-Acção. São Paulo: Cortez.
Bibliografia específica a definir pelo orientador/tutor, de acordo com os temas dos projectos de
investigaçãoacção.