Projeto

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A componente Seminário contempla sessões de trabalho envolvendo a realização de palestras, conferências, workshops em áreas e temáticas relevantes no âmbito da Educação Especial e da conceção e execução dos projetos de intervenção. Para os seminários poderão ser convidados profissionais ou investigadores preferencialmente no âmbito da Educação Especial.
Os mestrandos participarão diretamente no seminário, apresentando e discutindo publicamente o seu trabalho nas diversas fases da realização o que, em conjunto com assiduidade e envolvimento, ponderará na classificação final da UC Projeto.
As sessões de Orientação Tutorial (60 horas) dos projetos a desenvolver poderão realizar-se individualmente ou em pequenos grupos sob a supervisão do(s) docente(s) orientador(es) nomeados pelo Conselho Técnico Científico da ESEC.
A avaliação da U.C. implica a elaboração e defesa pública de um relatório individual escrito o qual possui regulamento próprio.

Resultados de Aprendizagem

– Operar uma síntese pessoal sobre os conhecimentos e competências adquiridas ao longo da formação
– Mobilizar competências técnicas e científicas relevantes para conceber, implementar, regular e avaliar projetos de intervenção que permitam superar as dificuldades encontradas no processo educativo e/ ou de desenvolvimento
– Proporcionar aos formandos um espaço de aprofundamento de temáticas específicas relevantes no âmbito da intervenção educativa em contexto da educação especial
– Proporcionar aos formandos a oportunidade de partilhar e refletir sobre as temáticas em estudo e as práticas em desenvolvimento
– Desenvolver um projeto de intervenção no contexto educativo com alunos/populações com de necessidades educativas especiais

Programa

Os conteúdos programáticos a desenvolver nesta UC serão anualmente diferenciados em função da natureza dos projetos a conceber pelos formandos (interesses e oportunidades) e em função das orientações dos docentes responsáveis pelo processo tutorial. Em cada momento serão selecionados os conteúdos considerados pertinentes quer de âmbito teórico (aprofundamento de temáticas específicas) quer de natureza mais prática (construção ou manipulação de instrumentos, metodologias, técnicas ou programas de intervenção específicos) para a consolidação das competências técnicas adquiridas ao longo do curso e mobilizadas para a realização do projeto final.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Prova Pública - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PT – É proposta anualmente, de acordo com as sugestões dos preletores e conforme os temas selecionados em cada ano pelos estudantes

EN – It is proposed annually according to the suggestions of the speakers and as the themes selected each year by students