Projeto

Conhecimentos de Base Recomendados

Atendendo ao principal objetivo desta UC, a UC de Metodologias e Técnicas de Investigação é muito relevante para as questões formais e técnicas relativas à elaboração da proposta de Plano de Trabalho. As restantes UCs da parte curricular do mestrado têm relevância para motivar e suportar a proposta/seleção do tema e para o desenvolvimento do conteúdo, já que vão apontar para possíveis tópicos de investigação e também para deficiências e oportunidades de melhoria com as quais as atualmente se deparam organizações.

Métodos de Ensino

As aulas vão alternar entre seminários, que procurem despertar e motivar os alunos para tópicos atuais e relevantes na área em que o mestrado está inserido, e o trabalho prático de desenvolvimento da proposta de Plano de Trabalho e seu acompanhamento.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina tem como objetivo a elaboração da proposta de Plano de Trabalho relativa à componente não letiva do mestrado, nomeadamente:

  1. Propor/selecionar um tema de investigação;
  2. Rever de forma crítica a literatura relevante para o tema de investigação;
  3. Estabelecer objetivos/questões de investigação assertivos, coerentes e realistas e, ainda, com qualidade adequada ao mestrado;
  4. Descrever o contributo que o trabalho a desenvolver trará para a(s) área(s) em que se insere;
  5. Analisar a abordagem metodológica adequada;
  6. Avaliar a exequibilidade no que diz respeito à recolha/disponibilidade/acesso aos dados;
  7. Elaborar um cronograma de atividades/tarefas a realizar;
  8. Apresentar e discutir a proposta de Plano de Trabalho.

Programa

1. Estrutura do Plano de Trabalho a propor para a componente não letiva do mestrado
2. Participação em seminários de:
2.1. Investigação
2.2. Apresentação de propostas de temas de investigação por docentes
2.3. Apresentação de trabalhos em desenvolvimento ou finalizados na componente não letiva do mestrado por atuais e antigos alunos
3. Conceção, elaboração e defesa da proposta de Plano de Trabalho

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  • Cater-Steel, A., Al-Hakim, L. (2009). Information Systems Research Methods, Epistemology, and Applications. IGI Global.
  • Clark, T., Foster, L., Sloan, L., Bryman, A. (2021). Bryman’s Social Research Methods. Oxford University Press.
  • Davis, M., Davis K.J., Dunagan, M.M. (2013). Scientific Papers and Presentations: Effective Scientific Communication (3rd Ed.). Academic Press.
  • Mills, G.E., Gay, L.R. (2018). Educational Research: Competencies for Analysis and Applications (12th Ed.). Pearson.
  • Recker, J. (2013). Scientific Research in Information Systems: A Beginner’s Guide. Springer.
  • Saunders, M.N.K., Lewis, P., Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students (8th ed.). Pearson.
  • Zobel, J. (2014). Writing for Computer Science (3nd Ed.). Springer.