Projeto de Arte e Expressões

N/A

Esta unidade curricular será orientada na perspetiva da articulação de conteúdos e temas centrados nas quatro áreas. As sessões, que contemplarão a especificidade das expressões artísticas, dividem-se em períodos de exposição teórica e atividades práticas, privilegiando, desta forma, a experimentação, criação, observação e análise dos conteúdos abordados.

A avaliação será contínua ou por exame.
Contínua:
1) Projeto/Trabalho – construção de uma proposta de trabalho com conteúdo artístico (80% – 20% para cada Expressão).
2) Participação presencial (20% -5% para cada Expressão).

Exame:
Prova teórica (100%).

1. Conhecer e saber utilizar as linguagens elementares das artes, adequando-as às necessidades dos destinatários, utilizando técnicas e estratégias das expressões que integrem os domínios do processo artístico – experimentação, criação e análise.
2. Analisar, apelando ao domínio sensorial e percetivo, uma obra artística, como ponto de partida para o desenvolvimento e vivência de atividades de integração de expressões.
3. Elaborar e concretizar projetos de intervenção interdisciplinares, inserindo-os em várias experiências de aprendizagem curricular e adequando-os às necessidades dos destinatários.

1. O projeto em artes como metodologia didática.
2. Estudo, conceção e operacionalização de exercícios baseados nos conteúdos:
2.1. ARTES VISUAIS
2.1.1. Artes visuais, ensino e educação numa perspetiva integradora
2.1.2. Conceptualização e práticas em Expressão Plástica
2.2. DANÇA
2.2.1. Elementos de movimento da linguagem da Dança: corpo, espaço, tempo, dinâmicas (movimento) e relação
2.2.2. A criação – experimentação em Dança (frases e composição de movimentos)
2.3. EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO
2.3.1.Teatro versus Expressão Dramática
2.3.2.Elementos da linguagem dramática/teatral
2.3.3.Elementos de análise de um espetáculo teatral
2.4. MÚSICA
2.4.1. Ars/peritia, ensino e educação – uma perspetiva integradora
2.4.2. Conceções e práticas em Expressão Musical. Criação / exploração / experimentação
2.4.3. Contextualização do material musical e obra musical
3. A integração das expressões em projetos artísticos – propostas metodológicas para a sua conceção, desenvolvimento e implementação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%

Berbe-Gall, F. (2011). Como hablar de Arte a los niños. 2.ª edición.Editorial Nerea.
Caldas, A. & Vasques, E. (2014). Educação artística para um currículo de excelência.  Fundação Calouste Gulbenkian.
Pereira, J. Dantas L.; Vieites, M. F. & Lopes, Marcelino, S. (2014) Das Artes na Educação.  IAPDC.
Sousa, A. (2003). A educação pela arte e artes pela educação. 3 vols.  Instituto Piaget.
Vasconcelos, T. (coord.) et al. (2012). Trabalho por projetos na Educação de infância: mapear aprendizagens/integrar metodologias. Direção-Geral da Educação (DGE).
Competência da Sensibilidade Estética Artística: http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) http://educacaoartistica.dge.mec.pt/peea.html
Plano Nacional das Artes- 2019/2024 https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/documento?i=estrategia-do-plano-nacional-das-artes-2019-2024