Projeto de Design

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 MÉTODOS DE ENSINO
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

6.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 40 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.

Os trabalhos a realizar obedecerão a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Exercício 1 – peso de 35% na avaliação global;
– Exercício 2 – peso de 65% na avaliação global.

EXAME
– Componente presencial – peso de 50% na avaliação global do exame;
– Componente realizada fora da sala de aula – peso de 50% na avaliação global do exame.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Compreender conceitos, princípios e metodologias aplicadas ao desenvolvimento de projeto em design de espaços/ambientes;
3.2 Interpretar o espaço enquanto objeto de comunicação no quadro de relações objetivas, subjetivas e interdisciplinares;
3.3 Reconhecer o papel do designer na atividade projetual inserido em contextos multidisciplinares;
3.4 Conceber projetos de espaços/ambientes que atendam ao programa definido e ao seu cumprimento técnico.

Programa

4.1 Método aplicável ao projeto em design
4.1.1 Recolha, análise e tratamento da informação
4.1.2 Desenvolvimento e aprofundamento crítico
4.1.3 Conceptualização e avaliação de uma proposta
4.1.4 Comunicação do projeto ao cliente
4.2 Design, interação e contexto
4.2.1 Contextos físicos, sociais e culturais
4.2.2 Relações objetuais, espaciais e sócio espaciais
4.2.3 Dimensão e influência psicológicas do espaço e do ambiente
4.2.4 Poética dos espaços
4.3 Design(er) e projeto
4.3.1 Design aplicado em situação real
4.3.2 Contributos multidisciplinares
4.3.3 Medições e orçamentos
4.3.4 Avaliação em projeto

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Componente prática - 50.0%
  • - Componente teórica - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Exercício 2 - 65.0%
  • - Exercício 1 - 35.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Anderson, S. (2019). Retail Design. Bloomsbury Visual Arts.
Bradbury, D. (2021). Atlas of Interior Design. Phaidon press limited.
Brown, R. & Farrelly, L. (2014). Materiais no design de interiores. Gustavo Gili.
Guerra, M. (2013). Compact living : how to design small interior space. Hampshire : Permanent Publications.
Higgins, I. (2015). Diseño de interiores: estrategias y planificación de espacios. Promopress.
Ines, M. (2012). Iluminación en interiorismo. Barcelona : Blume.
Katz, Jeff B. (1997). Restaurant planning, design and construction : a survival manual for owners, operators and developers. John Wiley & Sons.
Mark, L. (2020). Small homes grand living. Die Gestalten Verlag
Norman, D. (2004). Emotional design. New York: Basic Books.
Salvendy, G. (2006). Handbook of Human Factors and Ergonomics. John Wiley & Sons.
Tilley, Alvin R. ; Henry Dreyfuss Assiciates (2002). The measure of man and woman : human factors in design. Revised ed. New York : John Wiley & Sons.