Projeto de Intervenção

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Avaliação exclusivamente contínua (esta UC é equiparada à UC de Estágio).
A metodologia abrange duas vertentes:
1. A intervenção: através de reuniões periódicas, coordenadas pelo professor responsável será formulado um projeto de intervenção, com o respetivo recorte do público-alvo, das temáticas a serem exploradas e das estratégias previstas para as diversas etapas do projeto.
2. A criação e apresentação do espetáculo, que obedecerá ao cronograma dos ensaios, nos quais os alunos desempenharão as funções artísticas e técnicas que lhes forem atribuídas pelo encenador/professor. A carreira do espetáculo será, em princípio, de duas semanas (ou dez récitas).
Critérios de avaliação:
-Pontualidade, empenho, iniciativa e contribuição para o trabalho em grupo (30%);
-Participação na formulação do projeto de intervenção e nas ações estratégicas previstas (35%);
-Qualidade do trabalho dramatúrgico e cénico desenvolvido durante os ensaios e apresentações públicas (35%).

Resultados de Aprendizagem

1. Debater questões relevantes para os espectadores e para a sociedade através de um tema e/ou texto dramático e da conceção cénica do espetáculo, a fim de estimular o interesse por um teatro de arte comprometido com a cidadania e com as utopias coletivas.
2. Criar, produzir, encenar, interpretar e apresentar um espetáculo teatral com rigor técnico, nível profissional e evidente qualidade artística, tendo em conta os parâmetros vigentes e os recursos disponíveis na realidade regional.
3. Promover a articulação entre o espetáculo teatral e o contexto sociocultural no qual ele se insere, com vista ao estreitamento dos laços entre o teatro e a comunidade circundante,
4. Planificar, desenvolver e analisar criticamente os processos e estratégias adotados para intervir junto do público-alvo durante a fase de preparação, no período de ensaios e no decorrer das apresentações públicas.

Programa

1. A escolha do tema/texto: critérios determinantes. Trabalhos de pesquisa sobre o tema/autor e as características dramatúrgicas do tema/texto.
2. A inserção do tema/texto no contexto sociocultural contemporâneo e os fundamentos do projeto de intervenção. Determinação das questões mais relevantes para a formulação do projeto de intervenção.
3. Determinação do público-alvo, do tipo de intervenção pretendida e das estratégias concebidas para essa intervenção.
4. Formulação de uma conceção cénica adequada aos objetivos do projeto.
5. Escolha do elenco e distribuição dos papeis. Distribuição das demais funções artísticas e técnicas necessárias à montagem do espetáculo.
6.Aplicação de questionários; organização de palestras e debates; elaboração de textos impressos; apresentações-relâmpago de cenas e outras ações de intervenção junto da comunidade-alvo.
7. Apresentações públicas do espetáculo, seguidas de debates com a comunidade-alvo e com o público em geral.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Pontualidade, empenho, iniciativa e contribuição para o trabalho em grupo - 30.0%
  • - Participação na formulação do projeto de intervenção - 35.0%
  • - Qualidade do trabalho dramatúrgico e cénico - 35.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

ALFREDS, M. (2007). Different every night: freeing the actor. London: Nick Hern Books
BOGART, A. (2011). A preparação do diretor – sete ensaios sobre arte e teatro. SP: Martins Fontes.
BENEDETTI, J. (2008). Stanislavski and the actor: the final acting lessons. London: Bloomsbury Methuen Drama
BENJAMIN, W. (2012). Magia e técnica, arte e política. SP: Ed. Brasiliense.
BROOK, P. (2011). A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro (A. Mercado, Trad.). RJ: Civilização Brasileira
________.(1994). Ponto de mudança: 40 anos de experiências teatrais (A. Mercado, Trad.). RJ: Civilização Brasileira
CRUZ, H. (2015). Arte e comunidade. Porto: Fundação Calouste Gulbenkian.
GUÉNOUN, D. (2003). A exibição das palavras: uma idéia (política do teatro). RJ: Teatro do Pequeno Gesto.
HODGE, F. (1994). Play directing: Analysis, communication, and style. NJ: Prentice-Hall.
PEDRO, António. (2001). Pequeno tratado de encenação. Escritos sobre teatro, 55-191. Lisboa: Cotovia