Projeto de Investigação/Estágio

A orientação dos trabalhos será levada a cabo, numa primeira fase, em sessões de orientação entre os alunos e o diretor de curso e outros docentes do curso com o objetivo de esclarecer do funcionamento da UC, calendarização, identificação de alunos interessados em desenvolver estágio, como complemento ao seu projeto de investigação aplicada. Depois de identificados os interesses de investigação de cada aluno e sua aplicação prática, os alunos deverão apresentar um plano de trabalho. A partir desta base, será proposto um orientador em função das respetivas temáticas, passando a comunicação a ser feita entre o orientador e o aluno para dar seguimento ao plano de trabalho. Deverá ser desenvolvida uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto de investigação aplicada em contexto de estágio, originais e especialmente realizados para esse fim. A aprovação na UC é obtida num ato público de defesa de dissertação/trabalho de projeto/relatório de estágio.

A dissertação de mestrado consiste no desenvolvimento de um projeto de investigação científica, sobre um tema inovador e original, relevante no domínio do conhecimento do turismo de interior. O estudante pode optar pela realização de um estágio, com uma duração mínima de 300 horas, numa organização do setor do turismo e aí desenvolver o diagnóstico e resolução de problemas, evidenciando um contributo relevante para a organização em causa, através de um projeto de investigação aplicada. Neste sentido, os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
• Saber aplicar os conhecimentos adquiridos e promover a capacidade de investigação
• Produzir conhecimento relevante no domínio do turismo
• Saber mobilizar os conhecimentos teóricos, científicos e técnicos adquiridos, na análise de casos concretos de intervenção turística
• Facultar uma experiência de aproximação ao mercado de trabalho, capaz de contribuir para a inserção posterior no mercado de trabalho.

Numa UC desta natureza não são lecionados conteúdos programáticos, pretendendo-se que os alunos possam aplicar diversos conteúdos adquiridos ao longo do primeiro ano do curso no seu projeto de investigação e/ou estágio curricular, sob orientação de um docente do curso.

Avaliação Contínua
  • - Prova Pública - 100.0%

PT – Fontes bibliográficas relacionadas com as diferentes temáticas a tratar pelos alunos de acordo com os seus projetos de investigação.

EN – Bibliographic sources related to the different topics to be addressed by students according to their research projects.