Projeto Final/Estágio

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia reparte-se entre atividades de carácter presencial e atividades autónomas. Esta UC é de avaliação contínua não sendo possível a avaliação por exame.
Na modalidade A, a avaliação é baseada no projeto de investigação desenvolvido pelo aluno (100%).
Na modalidade B, a avaliação integra os seguintes elementos: projeto final (66%) e relatório de estágio (34%).

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular integra duas componentes distintas: Projeto Final obrigatório e Estágio curricular facultativo, mas recomendado.
O projeto final consiste num trabalho de investigação aplicada que pretende consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Este trabalho pressupõe a revisão da literatura sobre um tema selecionado, culminando com um estudo empírico sobre o mesmo. O Estágio curricular pretende proporcionar ao aluno a possibilidade de entrar em contacto com situações reais de intervenção turística e possibilitar-lhe a aplicação e a atualização dinâmica dos saberes adquiridos. Assim, pretende-se que o aluno desenvolva competências como:
– Aplicar conhecimentos face a novos desafios que se colocam no exercício da profissão;
– Promover a capacidade de investigação face a novos problemas;
– Consolidar os saberes adquiridos em contextos reais de intervenção turística;
– Recolher e analisar informação científica e técnica relevante para o setor.

Programa

São consideradas duas modalidades de realização,com um conjunto de normas a ser seguidas pelos alunos de acordo com guia normativo disponibilizado no inicio do ano:
Modalidade A: Realização de Projeto Final, trabalho de investigação aplicada a um contexto de intervenção específico, de exploração do negócio turístico e hoteleiro em que o aluno(s) esteja(m) envolvido(s). Pode ser realizado individualmente ou em grupos de dois alunos (ou máximo de três alunos em casos devidamente justificados), a analisar caso a caso e segundo orientação dos docentes responsáveis.
Modalidade B: Realização de Projeto Final e Estágio Curricular. O estágio realiza-se numa organização do setor turístico e hoteleiro, em Portugal ou no estrangeiro, com um mínimo de 300 horas.
O projeto final deverá, preferencialmente, ser aplicado ao contexto de intervenção do estágio do aluno ou a um caso real de exploração do negócio turístico e hoteleiro em que algum dos membros do grupo esteja envolvido.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua - Modal. A
  • - Trabalho de investigação - 100.0%
Avaliação contínua - Modal. B
  • - Projecto - 66.0%
  • - Relatório de estágio - 34.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bryman, A. (2012). Social research methods. New York: Oxford University Press
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in Education. London: Routledge
Finn, M., Elliott-WhIte, M., & Walton, M. (2000). Tourism and Leisure Research Methods: data collection, analysis and interpretation. Harlow: Longman
Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo
Lambini, J-J. (2000). Marketing estratégico. 4ª ed. Alfragide: McGraw-Hill.
Philimore, J., & Goodson, L. (2009). Qualitative research in tourism: Ontologies, epistemologies and methodologies. London: Routledge
Ronald A. (2007). Handbook of Marketing Research Methodologies for Hospitality and Tourism. New York, EUA: Routledge
Veal, A. J. (2006). Research methods for leisure and tourism: A practical guide. Harlow: Prentice-Hall.
Yin, R. K. (2003). Case Study Research: Design and Methods. Third Edition. California: Sage Publications.