Projeto Multimédia

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Dada a natureza da unidade curricular, efetuar-se-á um acompanhamento regular ao aluno, assumindo-se, por omissão, a realização de uma reunião semanal entre orientador e aluno em moldes a definir por ambos.

O aluno é livre de contactar outros docentes do curso que o possam ajudar com alguma das atividades do seu Projeto, mantendo o seu orientador a par destas situações.

Quaisquer outros aspetos devem ser consultados no “Regulamento da Unidade Curricular de Projeto Multimédia da Licenciatura em Comunicação e Design Multimédia”.

O processo e os elementos de avaliação deverão respeitar o estabelecido nos artigos 24.º, 25.º e 26.º do mesmo regulamento, sendo que os coeficientes de avaliação serão estabelecidos em reunião prévia dos elementos do Júri, conforme previsto no número 2 do artigo 25º, e repartidos pelo relatório descritivo do trabalho realizado, pelo grau qualitativo da defesa pública do mesmo e por quaisquer atividades curriculares que venham a ter lugar.    

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Projeto Multimédia pode revestir as seguintes modalidades: estágio académico e profissionalizante numa entidade de acolhimento, trabalhos em regime de trabalho autónomo, ou um projecto de investigação orientada e de desenvolvimento.

Com a orientação do docente, espera-se que o aluno desenvolva um trabalho de qualidade e que seja também capaz de relatar o trabalho desenvolvido de uma forma clara e concisa. Posto isto, espera-se que o aluno seja capaz de:

Pesquisar, analisar e relacionar conteúdos;

Conhecer várias ferramentas de apoio ao desenvolvimento de trabalhos;

Aplicar os conceitos adquiridos no desenvolvimento de novos produtos;

Conceber, organizar, planificar, realizar e apresentar trabalhos;

Integrar equipas multidisciplinares;

Redigir um documento descritivo do(s) produto(s) desenvolvido(s).

Programa

Dada a natureza da unidade curricular, não existe, à partida, um conjunto de conteúdos que devam ser mencionados. Estes serão prestados em função do aluno e do trabalho que este venha a desenvolver. Constarão, contudo, essencialmente de orientações de planeamento e sobre o desenvolvimento das tarefas a realizar pelo aluno, como indicado de seguida:

1. Definição do trabalho a desenvolver em Projeto;

2. Criação de uma proposta de projeto;

3. Planeamento;

4. Fundamentação teórica dos projetos;

5. Gestão e Desenvolvimento dos projetos;

6. Estrutura de um relatório de projeto;

7. Normas para a elaboração dos respetivos relatórios de estágio e/ou trabalho de investigação e recomendações para a organização de ambos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - ver regulamento - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Coutinho, C.  (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Almedina

 

Creeber, G. (2009). Digital cultures. New York: McGraw-Hill

 

Dancyger, K. (2011). The technique of film and video editing: History, theory, and practice, 5.ª ed. Elsevier

 

Hanington, B. & Martin, B. (2012) Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Rockport Publishers

 

Lupton, E. (2011). Intuição, Ação, Criação, Graphic Design Thinking. Editoral Gustavo Gili.

 

Miguel, A. (2010). Gestão de projectos de software, 4ª ed. FCA – Editora de Informática

 

Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico.Lidel.

 

Sousa, M. & Baptista, C. (2011). Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios – Segundo Bolonha. Lidel