Promoção e Cidadania Ambiental

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nas sessões de natureza teórico-prática fomenta-se a discussão orientada de conteúdos temáticos e privilegia-se a adoção de metodologias ativas de aprendizagem, designadamente através da promoção de trabalho por projeto.

Orienta-se para o desenvolvimento de conhecimento científico, de conteúdos inerentes ao/aos tema/as em análise (Incentiva-se a pesquisa, análise, sistematização e discussão/divulgação do conhecimento).

É requerida uma abordagem crítica e reflexiva, fundamentada, favorecendo-se a mobilização de saberes (desenvolvimento de competências do domínio cognitivo), numa orientação para o diagnóstico e análise multifatorial de questões socioambientais e para a resolução de problemas (desenvolvimento de competências do domínio socioemocional e comportamental) no âmbito da conceção e planeamento de projeto de intervenção em cidadania ambiental.

Na avaliação contínua consideram-se os seguintes elementos:

– Trabalho escrito (40%); Apresentação e defesa (40%); participação e reflexão crítica (20%).

Na avaliação por exame:

– Realização de prova escrita de acordo com o calendário académico (100%).

Resultados de Aprendizagem

– Reconhecer a importância da conservação da natureza, dos serviços dos ecossistemas e da qualidade ambiental para o bem-estar humano;

– Identificar e compreender os impactes das interações sujeito/ambiente e ambiente/saúde humana;

– Reconhecer a importância da implementação de instrumentos de política ambiental;

– Compreender o enquadramento e os objetivos da promoção da cidadania ambiental no âmbito do desenvolvimento sustentável;

– Conhecer e promover o exercício de boas práticas e a participação pública, individual e coletiva, para as questões do ambiente e do desenvolvimento sustentável;

– Reconhecer as ações que objetivam o incremento de comportamentos e o exercício de boas práticas ambientais;

– Adquirir aptidões para conceber e desenvolver estratégias de intervenção, adequadas às exigências da sociedade, com vista à promoção e cidadania ambiental.

Programa

I – Ecologia, ambiente e bem-estar humano:

– Conceitos fundamentais de ecologia e de ambiente;

– Serviços dos ecossistemas e bem-estar humano.

II – Problemas ambientais e implicações para o bem-estar humano:

– O estado do ambiente e impactes na saúde (poluição do ar,

da água e do solo, Exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis);

– Alterações Climáticas (Impactes ambientais e na saúde pública);

– Desastres ambientais (Repercussões nos ecossistemas e implicações humanitárias).

III – Política ambiental e de conservação da natureza:

– Cimeiras do Ambiente;

– Política internacional, comunitária e nacional.

IV – Princípios e conceitos de cidadania ambiental:

– Participação cívica e cidadania ambiental

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Prova escrita - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Apresentação e defesa do trabalho - 40.0%
  • - participação e reflexão crítica - 20.0%
  • - Trabalho escrito - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Agência Portuguesa do Ambiente (2017). Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. APA.

Carneiro, M., Alves, B., Gehrke, F., Domingues, J., Sá, N., Paixão, S.; Figueiredo, J., Ferreira, A.,, Almeida, C., Machi, A., Savóia, E., Nascimento, V.,& Fonseca,. F. (2017). Environmental factors can influence dengue reported cases. Rev. Assoc. Med. Bras. 63 (11) 957-961, https://doi.org/10.1590/1806-9282.63.11.957

Castro, P., Azeiteiro, U.M., Bacelar-Nicolau, P., Filho, W.L., & Azul, A. A. (Eds.). (2016). Biodiversity and education for sustainable development. Springer.

Clarke, P. (2011). Education for Sustainability: Becoming Naturally Smart. Routledge Publishing.

Doyle, T., & McEachern, D. (2007). Environment and Politics. Routledge.

Hilgenkamp, K. (2005). Environmental Health: Ecological Perspectives. Jones and Bartlett Publishers.

Moeller, D. (2005). Environmental Health. Harvard College.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de aprendizagem. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO. ISBN: 978-85-7652-218-8. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197

Pereira, H.M., Domingos, T., Vicente, L., & Proença, V. (2009). Ecossistemas e Bem-Estar Humano. Avaliação para Portugal do Millenium Ecosystem Assessment. Escolar Editora

Santos, F.D. & Miranda, P. (Eds.) (2006). Alterações climáticas em Portugal: cenários, impactes e medidas de adaptação. Projeto SIAM II. Gradiva.

Santos, F.D. (2021). Alterações climáticas. Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Singh, M. (2004). Environment and Pollution. Anmol Publications Pvt.

Stibble, A. (Ed.). (2009). The handbook of sustainability literacy. Skills for a changing world.(3rd ed.). Green Books.

Sudbury, Kopfler, F., & Merril, R. (2008). Environmental Epidemiology: Principles and Methods. Jones and Bartlett Publishers.

United Nations (2017). Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. A/RES/70/1

UNEP, CDB & OMS (Eds.) (2015). Connecting Global Priorities: Biodiversity 

and Human Health A State of Knowledge Review. UNEP, CDB & OMS.

UNESCO (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de aprendizagem. UNESCO.

UNESCO (2020). Programa Mundial de la UNESCO de Evaluación de los Recursos Hídricos: water and climate change.