Proteção do Solo, da Água e da Biodiversidade

O propósito desta unidade curricular é transmitir aos alunos dos conhecimentos fundamentais a respeito das normativas que regem a salvaguarda das componentes ambientais naturais solo, recursos hídricos e biodiversidade, tal como estipulado na Lei de Bases da Política de Ambiente. Como corolário destas noções, os alunos deverão saber enquadrar as operações florestais dentro da moldura legal portuguesa no que concerne à conservação dos solos face a ameaças como a erosão e a poluição química, à manutenção da qualidade das águas interiores atendendo aos riscos de poluição e de perdas de volume, assim como à protecção da biodiversidade “in situ”.

Conservação dos solos: noções elementares de pedologia e de taxonomia de solos; vulnerabilidade das diferentes classes de solos à poluição e à erosão; rudimentos de cartografia pedológica; métodos de preparação dos solos para silvicultura. Conservação das águas interiores: mitigação da poluição hídrica causada por fertilizantes e pesticidas; funções desempenhadas pelas galerias ripícolas na filtragem biológica das águas e na escoragem física das margens; categorias fitossociológicas da vegetação ripícola portuguesa. Conservação da Biodiversidade: espécies da fauna e da flora com interesse para conservação em Portugal, sua listagem, distribuição, ecologia e enquadramento jurídico. Noções básicas de avaliação de impacto ambiental sobre as componentes solo, água e biodiversidade.

Calouro, F. (s./d.): Conservação do Solo e da Água. Ministério da Agricultura, Lisboa. Capelo, J. et al. (2021): A Vegetação de Portugal. Imprensa Nacional, Lisboa. Carapeto, A. et al (2020): Lista vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental. Phytos, Lisboa. Palmeirim, J. et al (2008): Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Assírio e Alvim, Lisboa.