Psicologia Comunitária

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas teórico-práticas assumem carácter dinâmico, integrando:
1) exposições sistematizadas de informações e conhecimentos;
2) análises críticas, baseadas em projetos de intervenção comunitária baseadas no teatro;
3) trabalhos de pesquisa de documentação;
4) debates.
Para esta UC, a construção do conhecimento centra-se nos princípios da participação e do envolvimento comprometido na construção da aprendizagem. Tendo em conta estes princípios, a abordagem escolhida implica a adoção de metodologias participativas, cooperativas e reflexivas de construção de conhecimentos, nomeadamente nas tarefas definidas, executadas e partilhadas. Os estudantes podem escolher entre avaliação contínua e avaliação por exame. A avaliação contínua é realizada através de um portfolio reflexivo que deverá incluir todos os trabalhos teórico-práticos desenvolvidos ao longo do semestre (50%) e um teste de conhecimentos (50%). A avaliação por exame é constituído por prova escrita (100%).

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a influência social, cultural e ambiental no bem-estar psicológico comunitário.
2. Dominar conhecimentos sobre conceitos, valores e teorias da Psicologia Comunitária e compreender os fatores, mecanismos e estruturas que contribuem para a coesão dos grupos e das comunidades.
3. Direcionar de forma reflexiva as intervenções da educação e do teatro para a promoção do desenvolvimento pessoal, social e cultural, tendo em conta as especificidades dos contextos e comunidades.

Programa

1. Psicologia Comunitária: definição conceptual, objetivos.
2. Psicologia Comunitária: origem, evolução e fundamentos:
2.1. Aspetos históricos e valores;
2.2. Modelos teóricos;
3. A relação/ ligação entre o teatro e a comunidade.
4. As artes e o teatro como ferramentas de intervenção comunitária:
4.1. O teatro de base comunitária como ferramenta de desenvolvimento e fortalecimento do sentimento de comunidade e de participação social: conceitos, relação e experiências.
4.2. O teatro comunitário como instrumento de empowerment de comunidades, grupos e pessoas: conceitos, relação e práticas.
4.1. Desenvolvimento Comunitário, ação social e educativa e aplicações do teatro: Educação e prevenção, empowerment, diversidade, participação cívica, saúde mental, mudança social, suporte social.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Christen, B. (2019). Community power and empowerment. Oxford University Press
Diamond, D. (2008). Theatre for living. The art and science of community-based dialogue. Trafford
Jeffers, A., & Moriarty, G. (2017). Culture, democracy and the right to make art: The British Community Arts Movement. Bloomsbury
Keys, C., Bond, M., & Serrano, I. (2017). APA handbook of Community Psychology (vol 1, 2). APA
Palmer, G., Rogers, T., Viola, J., & Engel, M. (Eds.) (2021). Case studies in Community Psychology practice. Rebus Pressbooks
Levine, M., Perkins, D., & Perkins, D. (2005). Principles of community psychology. Perspectives and applications. Oxford University Press
Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Fim de Século
Van Erven, E. (2013). Community Arts Dialogues. Treaty of Utrecht, Community Arts Lab