Psicologia Comunitária

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas teórico-práticas assumem carácter dinâmico, integrando: 1) exposições sistematizadas de informações e conhecimentos; 2) análises críticas, baseadas em projetos de intervenção comunitária baseadas na música; 3) trabalhos de pesquisa de documentação; 4) debates.
Para esta UC, a construção do conhecimento centra-se nos princípios da participação e do envolvimento comprometido na construção da aprendizagem. Tendo em conta estes princípios, a abordagem escolhida implica a adoção de metodologias participativas, cooperativas e reflexivas de construção de conhecimentos, nomeadamente nas tarefas definidas, executadas e partilhadas. Os estudantes podem escolher entre avaliação contínua e avaliação por exame. A avaliação contínua é realizada através de um portfolio reflexivo que deverá incluir todos os trabalhos teórico-práticos desenvolvidos ao longo do semestre (50%) e um teste de conhecimentos (50%). A avaliação por exame é constituído por prova escrita (100%).

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a influência social, cultural e ambiental no bem-estar psicológico comunitário.
2. Dominar conhecimentos sobre conceitos, valores e teorias da Psicologia Comunitária e compreender os fatores, mecanismos e estruturas que contribuem para a coesão dos grupos e das comunidades.
3. Direcionar de forma reflexiva as intervenções da Música para a promoção do desenvolvimento pessoal, social e cultural, tendo em conta as especificidades dos contextos e comunidades.

Programa

1. Psicologia Comunitária: definição conceptual, objetivos.
2. Psicologia Comunitária: origem, evolução e fundamentos:
2.1. Aspetos históricos e valores;
2.2. Modelos teóricos;
3. A relação/ ligação entre a Música e a comunidade.
4. As artes e a Música como ferramentas de intervenção comunitária:
4.1. A Música comunitária como ferramenta de desenvolvimento e fortalecimento do sentimento de comunidade e de participação social: conceitos, relação e experiências.
4.2. A Música como instrumento de empowerment de comunidades, grupos e pessoas: conceitos, relação e práticas.
4.1. Desenvolvimento Comunitário, ação social e educativa e aplicações da Música: Educação e prevenção, empowerment, diversidade, participação cívica, saúde mental, mudança social, suporte social.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Portfólio - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Christen, B. (2019). Community power and empowerment. Oxford University Press
Bartlett, B., & Higgins, L. (Eds.) (2018). The Oxford handbook of Community Music. Oxford University Press
Higgins, L. (2012). Community Music. In theory and in practice. Oxford University Press
Jeffers, A., & Moriarty, G. (2017). Culture, democracy and the right to make art: The British Community Arts Movement. Bloomsbury
Keys, C., Bond, M., & Serrano, I. (2017). APA handbook of Community Psychology (vol 1, 2). APA
Palmer, G., Rogers, T., Viola, J., & Engel, M. (Eds.) (2021). Case studies in Community Psychology practice. Rebus Pressbooks
Levine, M., Perkins, D., & Perkins, D. (2005). Principles of community psychology. Perspectives and applications. Oxford University Press
Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Fim de Século