Psicologia da Aprendizagem

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A) A avaliação contínua resulta da conjugação dos seguintes elementos:
1. Uma ou duas provas escritas de carácter individual (60% da nota final);
2. Trabalho(s) de grupo (30% da nota final);
3. Exercícios práticos realizados em aula ao longo do semestre (10% da nota final).
B) A avaliação por exame constará de uma prova escrita que versará sobre toda a matéria sumariada
(100%).

Resultados de Aprendizagem

• Conhecer os princípios e as teorias da aprendizagem e as suas implicações socioeducativas;
• Saber fundamentar as suas opções de intervenção, com base no conhecimento dos fatores condicionantes das aprendizagens, do sucesso educativo e da integração social;
• Conhecer as implicações educacionais da psicologia da aprendizagem;
• Reconhecer a especificidade da aprendizagem em contextos de educação não formal.

Programa

A-INTRODUÇÃO
1.Psicologia da Aprendizagem: conceito e objeto de estudo
2.Aprendizagem e educação não-formal
3.Contributos da Psicologia da Aprendizagem para a formação de animadores socioeducativos
B-TEORIAS DA APRENDIZAGEM E DA MOTIVAÇÃO
1.O estudo científico da aprendizagem: principais correntes teóricas
2.Aprendizagem por condicionamento
3.Aprendizagem por descoberta vs. aprendizagem por recepção significativa
4.Aprendizagem social e observação de modelos
5.Relações entre aprendizagem e motivação
5.1Perspectiva da auto-regulação
5.2Variáveis cognitivo-motivacionais em educação
C-A DIMENSÃO PSICO-SOCIAL DA APRENDIZAGEM
1.Fenómenos sociais em contextos de educação não-formal
2.Relação educativa e gestão do comportamento
D-PROBLEMÁTICAS EDUCATIVAS E APRENDIZAGEM (temas opcionais)
1. Inteligências múltiplas, estilos e estratégias de aprendizagem
2. Aprendizagem cooperativa
3. Promoção da criatividade
4. Disciplina positiva
5. Problemáticas socio-emocionais em contextos educativos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Frequência - 60.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BARROS DE OLIVEIRA, J.H. (2005). Psicologia da Educação (vol. I e II). Porto: Legis Editora.
CLINE, T., GULLIFORD, A., & BIRCH, S. (2015). Educational Psychology: Topics in applied psychology. NY: Routledge.
CUNHA, T. & SANTOS, C. (2007). Andar por Outros Caminhos. Santa Maria da Feira: AJP.
DIAS, D. (2018). Psicologia da aprendizagem: Paradigmas, motivação e dificuldades. Lisboa: Edições Sílabo.
GONÇALVES, S. (2007). Teoria da aprendizagem e práticas de ensino. Colectânea de Textos (Versão de trabalho). Coimbra: ESEC (edição policopiada).
JARVIS, P., & WATTS, M. (2017). The Routledge international handbook of learning. London: Routledge, Taylor & Francis.
ROGERS, A. (2014). The Base of the Iceberg: Informal Learning and Its Impact on Formal and Non-formal Learning. Berlin: Barbara Budrich Publishers.
WOOLFOLK, A., HUGHES, M., & WALKUP, V. (2012). Psychology in education (2nd ed.). Harlow: Pearson Education.