Psicologia da Educação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem tem como objetivo primordial facilitar a apreensão e integração dos conteúdos por parte dos alunos. Os conteúdos programáticos serão apresentados, desenvolvidos e analisados da seguinte forma:
a) sessões teóricas (da responsabilidade do/a docente);
b) sessões teórico-práticas, centradas no desenvolvimento de atividades de análise e reflexão crítica sobre problemas educativos, tomando por base recursos diversos, entre os quais textos ou filmes/vídeos.
A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento Interno da ESEC. O aluno poderá optar entre avaliação contínua ou por exame. A avaliação contínua constará de duas provas escritas individuais (75% da nota final) e de elementos de avaliação continuada (assiduidade, qualidade da participação e envolvimento, tarefas a realizar na escola ou em casa…) (25%). A avaliação por exame consta de uma prova escrita individual versando todos os conteúdos sumariados.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer as principais correntes teóricas sobre aprendizagem e motivação.
2. Identificar os principais fatores que afetam a aprendizagem e a motivação.
3. Compreender as implicações pedagógicas das teorias estudadas.
4. Utilizar os conhecimentos adquiridos para planificar e gerir atividades educativas.
5. Conhecer e saber aplicar métodos e técnicas de ensino derivados das teorias estudadas.
6. Ser capaz de refletir e analisar criticamente as suas experiências e práticas educativas.

Programa

I. Fundamentos teóricos da Psicologia da Educação
Teorias do desenvolvimento humano, da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo;
Outras contribuições da psicologia cognitiva;
A teoria do processamento da informação;
Construtivismo
II. Teorias da Aprendizagem e da Motivação
O estudo científico da aprendizagem e as suas principais correntes: perspetivas
behaviorista, cognitivista e socio-cognitivista: uma visão panorâmica;
Aprendizagem por condicionamento;
Aprendizagem por descoberta vs. aprendizagem por receção significativa;
Aprendizagem social e observação de modelos;
Relações entre aprendizagem e motivação: perspetiva da autorregulação
Variáveis cognitivo-motivacionais do sucesso escolar
III. A Dimensão Psicossocial da Aprendizagem Escolar
Interação educador/educando: importância da qualidade da relação educativa
Gestão do comportamento na sala de aula, indisciplina e violência escolar
Avaliação da situação emocional
A inteligência emocional
Autoconceito e autoestima

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Duas provas escritas individuais - 75.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BARROS DE OLIVEIRA, J.H. (2005). Psicologia da Educação (vol. I e II). Porto: Legis Editora.

CASTRO FONSECA, A., SEABRA SANTOS, M. J., & GASPAR, M. F. (2007). (Eds.) Psicologia e educação: novos e velhos temas. Coimbra: Almedina.

GONÇALVES, S. (2007). Teoria da aprendizagem e práticas de ensino. Colectânea de Textos (Versão de trabalho). Coimbra: ESEC (edição policopiada).

HOLLIMAN, A. (Ed.) (2013). The routledge international companion to educational psychology. London: Routledge.

JARVIS, P., & WATTS, M. (2017). The Routledge international handbook of learning. London: Routledge, Taylor & Francis.

MIRANDA, G. L. & BAHIA, S. (Org.) (2005). Psicologia da Educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio d’Água.

STERNBERG, R. J. (2010). Educational Psychology. Boston: Allyn & Bacon.

WOOLFOLK, A., HUGHES, M., & WALKUP, V. (2008). Psychology in education. Harlow: Pearson Education.