Psicologia da Perceção

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento Interno da ESEC.

 

A. A avaliação contínua resulta da conjugação dos seguintes elementos:

1. Uma ou duas provas escritas de carácter individual (60% da nota final);

2. Um trabalho de grupo (30% da nota final);

3. Exercícios práticos realizados ao longo do semestre (10%).

 

B. A avaliação por exame constará de uma prova escrita que versará sobre toda a matéria sumariada.    

Resultados de Aprendizagem

– Reconhecer a forma como percepcionamos o mundo que nos rodeia, dando primazia à importância dos estímulos que orientam seletivamente a atenção e estimulam processos cognitivos importantes associados ao processamento da informação;

– Desenvolver a capacidade para reconhecer os processos motivacionais associados à construção seletiva da percepção;

– Conhecer os modelos teóricos, conceitos, fatores e processos mais significativos no domínio da psicologia da percepção;

– Analisar e compreender a importância fundamental inerente às características dos estímulos que orientam selectivamente a atenção do observador (cor, movimento, intensidade, repetição e textura);

– Reconhecer e identificar os processos intra e interpessoais, bem como sócio-culturais, subjacentes à construção cognitiva das imagens.

Programa

1. Introdução à Psicologia da Perceção: contextualização e definição.

2. Os processos sensoriais e os seus estudos iniciais.

2.1 A contribuição da Psicofísica no estudo dos processos sensoriais e conceitos associados:

2.2 Panorâmica geral dos sentidos.

3.Teorias da sensação e perceção: Principais teorias no estudo da perceção.

3.1 Max Wertheimer, o Gestaltismo e as Leis da Organização Percetiva.


3.2. As teorias de Perceção Direta e os processos bottom-up.


3.3. As teorias de Perceção Indireta e os processos top-down.

4. Perceção: uma perspetiva global (temas opcionais)

4.1 A perceção visual: formas e conteúdos percetivos

4.2 A perceção dos padrões auditivos


4.3 Perceção e Seleção Percetiva: A Atenção

4.4 Percepão e Memória



5. Perceção e Imagem:


5.1 A construção pessoal, social e cultural da perceção e das artes visuais.    

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Resolução de problemas - 30.0%
  • - Mini Testes - 60.0%
  • - Exercícios Práticos - 10.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

EYSENCK, M.W., & KEANE, M.T. (2017). Manual de Psicologia Cognitiva (7Ed). Porto Alegre: Artmed.

GOLDSTEIN, E. B. (2010). Sensation and perception (8th). Wadsworth, Belmont: Cengage Learn.

MACKAY, W. A. (2006). Neurofisiologia Sem Lágrimas (3a ed). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

NOE, A. (2016): Strange tools: Art and human nature. NY: Hill and Wang.

SACKS, O. (1995). An anthropologist on Mars: Seven paradoxical tales. NY: Vintage/Randon House.

STERNBERG, R. J. (2008). Psicologia Cognitiva. Porto Alegre.: Artmed.

SCHWARTZ, B. L., & KRANTZ, J. H. (2016). Sensation and perception. Thousand Oaks: Sage.

Beau Lotto: Thriving in a world that doesn’t exist

Poetry of perception

Psychology of Perception: Resources

https://isle.hanover.edu/