Psicologia do Consumidor

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A) Avaliação contínua

1. Um trabalho de grupo – 30.0%

2. Exercícios práticos realizados ao longo do semestre – 10.0%

3. Uma ou duas provas escritas de carácter individual – 60.0%

B) Avaliação por exame

1. Exame – 100.0%

Resultados de Aprendizagem

Conhecer os contributos teóricos de modelos psicológicos para a descrição, explicação e compreensão do comportamento dos consumidores.

Programa

1.Introdução à Psicologia do Consumidor

1.1 Perspetiva histórica

1.2 Definição e evolução do conceito de comportamento de consumo

1.3 Enquadramento interdisciplinar

1.4 Modelos explicativos do comportamento de consumo

2.Fatores explicativos do comportamento de consumo

2.1 Fatores individuais

2.2 Fatores sociológicos e psicossociológicos

2.3 Fatores situacionais

3.Marketing, publicidade e comportamento de consumo

3.1 Implicações do estudo do consumidor na estratégia de comunicação e marketing

3.2 Marketing social como estratégia de mudança de ideias e práticas sociais

3.3 Abordagens explicativas do comportamento do consumidor face à publicidade

4.Processo de tomada de decisão no consumo

4.1 Estratégias de segmentação e posicionamento

4.2 Caraterísticas e determinantes dos processos de escolha e tomada de decisão

4.3 Enviesamentos no processo de decisão

4.4 Tomada de decisão individual, grupal e organizacional

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - exercícios práticos realizados ao longo do semestre - 10.0%
  • - uma ou duas provas escritas de caráter individual - 60.0%
  • - trabalho de grupo - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Dionísio, P., Lévy, J., Rodrigues, J. V., & Lendrevie, J. (2021). Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e prática do marketing (18ª Ed). Lisboa: Dom Quixote.

Schiffman, L. G., Kanuk, L. L., & Wisenblit, J. (2010). Consumer behavior (10th Ed.). Boston: Pearson/ Prentice Hall.  

Solomon, M. R. (2019). Consumer behavior : buying, having, and being (13th ed. revised ). Harlow: Pearson.

Solomon, M., Hogg, M.,  Bamossy , G., & Askegaard, S. (2019). Consumer  behaviour: A European perspective (7th ed.). Harlow: Pearson.