Psicologia do Desenvolvimento

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: exposições, leituras, apresentação de casos e discussão sobre os fundamentos teóricos e científicos ligados à evolução do conhecimento em Psicologia do Desenvolvimento. Aulas práticas: realização de pesquisas bibliográficas, para que o aluno se familiarize com o conhecimento científico especializado numa área do seu interesse nesta disciplina.
A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento da Escola Superior de Educação.
1. A avaliação contínua pode resultar da conjugação de: provas individuais, trabalhos de pesquisa e/ou aplicação, resolução de problemas práticos e qualidade da participação nas atividades. Em alternativa aos dois 1ºs aspetos poder-se-á optar por 1 Portfólio digital. O peso de cada um destes elementos na nota final será definido com os alunos no início da lecionação da disciplina.
2. A avaliação por exame constará de uma prova escrita sobre toda a matéria sumariada.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver nos alunos competências para conhecerem, compreenderem e intervirem no desenvolvimento humano, por meio de uma formação teórico-prática adequada e da utilização de métodos de observação científica do comportamento dos alunos em todas as situações.
Consciencializar os alunos de que o processo ensino-aprendizagem assenta em interações permanentes com os outros, com o meio e com as aquisições e aprendizagens já integradas na personalidade.
Demonstrar a necessidade da planificação da ação, execução e avaliação das suas atividades tendo em conta as diversas influências contextuais nos diferentes estádios de desenvolvimento humano.
Desenvolver nos estudantes competências para conhecerem, compreenderem e intervirem no ambiente familiar do seu grupo, cientes do papel do meio e da interação sociofamiliar na formação do indivíduo, bem como no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolver competências de investigação que possam potenciar as investigações destes futuros profissionais.

Programa

UNIDADE 1. Natureza e Âmbito da Psicologia do Desenvolvimento.1.1. Definição e fatores do desenvolvimento.1.2.Os métodos da Psicologia do Desenvolvimento.1.3. Principais teorias fundamentadoras do desenvolvimento humano.1.3.1. Perspetiva maturacionista.1.3.2. Perspetiva psicanalítica.1.3.3. Perspetiva cognitivo-desenvolvimental.1.3.4. Perspetiva da aprendizagem social.1.3.5. Perspetiva ecológica do desenvolvimento humano.1.4. Formação integral da personalidade: áreas do comportamento e domínios do desenvolvimento. UNIDADE 2. Desenvolvimento psicológico da primeira infância: entre os 0 e os 3 anos. UNIDADE 3. Desenvolvimento psicológico da segunda infância: entre os 3 e os 6 anos. UNIDADE 4. Desenvolvimento psicológico da criança entre os 6/7 e os 11/12anos.UNIDADE 5. Desenvolvimento psicológico do adolescente entre os 11/12anos e os 17/18 anos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalhos negociados na 1.ª aula com os estudantes - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BRONFENBRENNER, U. (1979). The ecology of human development: experiments by nature and design. Cambridge, Massachussetts: Harvard University Press.
CRÓ, M.L. (2006). Actividades na Educação Pré-Escolar e Activação do Desenvolvimento Psicológico.2ª Ed.Lisboa: ESEJD.
LOURENÇO, O. (2002). Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo. Teoria, Dados, Implicações (2ª ed.). Coimbra: Livraria Almedina.
MARTOREL, G., PAPALIA, D. E., & FELDMAN, R. D. (2019). O mundo da criança (13ª ed.): McGraw Hill Brasil.
PIAGET, J.; INHELDER, B. (1973). La Psychologie de lEnfant. Sème cd. Paris: VYGOTSKY, L. S. et al. (1977). Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In L. Luria, Psicologia e Pedagogia I Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento. Lisboa: Estampa.
ZAZZO, R.; ALPHANDÉRY, H.G. (1982). Traité de Psychologie de l Enfant. Paris: P.U.F.