Psicologia Ecológica do Desenvolvimento Humano

N/A

As aulas constarão de exposição oral apoiada em meios audiovisuais, leituras, apresentação de casos e discussão sobre os fundamentos teóricos e científicos da Psicologia do Desenvolvimento. Poderão igualmente incluir orientação para aprofundamento e pesquisa em áreas particulares do interesse do aluno, dentro de temáticas desta disciplina.
Os alunos escolherão a avaliação contínua ou a avaliação por exame.
i. A avaliação contínua contempla:
a) Prova escrita de carácter individual – 50%;
b) Apresentação escrita e discussão de um trabalho de grupo sobre um tema relacionado com o desenvolvimento humano – peso de 30% na nota final;
c) A assiduidade, a qualidade da participação e a realização de tarefas na aula ou em casa – 20%. Para aprovação na disciplina (avaliação contínua), o estudante deverá obter como nota mínima 7.5 valores no teste escrito individual.
ii. O exame constará de uma prova escrita sobre toda a matéria sumariada.

– Desenvolver nos Alunos competências para conhecerem, compreenderem e intervirem no desenvolvimento humano, desde o período pré-natal até à velhice, por meio de uma formação teórico-prática adequada e da utilização de métodos de observação científica do comportamento humano em todas as situações.
– Consciencializar os Alunos de que o processo de ensino-aprendizagem assenta em interações permanentes com os outros, com o meio e com as aquisições e aprendizagens já integradas na personalidade.
– Demonstrar a necessidade da planificação da ação, execução e avaliação das suas atividades tendo em conta as diversas influências contextuais nos diferentes estádios de desenvolvimento humano.
– Desenvolver nos futuros profissionais competências para conhecerem, compreenderem e intervirem no ambiente familiar do seu grupo, cientes do papel do meio e da interação sócio-familiar na formação do indivíduo, bem como no processo ensino-aprendizagem.

UNIDADE 1. Natureza e Âmbito da Psicologia do Desenvolvimento.
1.1. Definição e fatores do desenvolvimento.
1.2.Os métodos da Psicologia do Desenvolvimento.
1.3. Principais teorias do desenvolvimento humano:
1.3.1. Perspetiva psicanalítica.
1.3.2. Perspetiva cognitivo-desenvolvimental.
1.3.3. Perspetiva da aprendizagem social.
1.3.4. Perspetiva bioecológica do desenvolvimento humano.
1.4. Formação integral da personalidade: áreas do comportamento e domínios do desenvolvimento.
UNIDADE 2. Desenvolvimento psicológico da primeira infância: entre os 0 e os 3 anos.
UNIDADE 3. Desenvolvimento psicológico da segunda infância: entre os 3 e os 6 anos.
UNIDADE 4. Desenvolvimento psicológico da criança entre os 6/7 e os 11/12anos.
UNIDADE 5. Desenvolvimento psicológico do adolescente
UNIDADE 6. Desenvolvimento psicológico do jovem adulto e do adulto
UNIDADE 7. Desenvolvimento psicológico do idoso.

Avaliação contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

BERRYMAN, J. C. (2002). A psicologia do desenvolvimento humano. Lisboa: Instituto Piaget.
BRAZELTON, T. B. (2009). O grande livro da criança: o desenvolvimento emocional e do comportamento durante os primeiros anos. Barcarena: Ed. Presença.
BRONFENBRENNER, U. (2002). A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artmed.
COLL, C., MARCHESI, Á., PALÁCIOS, J. (Orgs.). (1992). Desarrollo psicológico y educación. Madrid: Alianza.
CRÓ, M.L. (2006). Actividades na Educação Pré-Escolar e Activação do Desenvolvimento Psicológico.2ª Ed. Lisboa: ESEJD.
LOURENÇO, O. M. (2002). Psicologia do desenvolvimento moral: teoria, dados e implicações (3ªed). Coimbra: Livraria Almedina.
LOURENÇO, O. M. (1994). Além de Piaget? Sim, mas devagar!…. Coimbra: Livraria Almedina.
PAPALIA, D. E., & Martorell, G. (2021). Desenvolvimento Humano (14ªed)). McGraw Hill.
PIAGET, J. & INHELDER, B. (1973). A Psicologia da Criança. São Paulo: Difusão Européia do Livro.