Psicologia Infantil

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Not applicable.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluem métodos expositivos, mas também ativos, interrogativos e demonstrativos,
permitindo uma maior interação com os estudantes e uma aprendizagem mais adequada de novas aptidões.

As metodologias de ensino incluem a articulação com várias escolas e/ou Jardim de Infância de Coimbra (por exemplo, Escola de São Bartolomeu-escola bilingue, escola da APCC e Jardim de Infância Dandélio, da APPACDM, no sentido de facilitar o contacto com crianças com várias condições clínicas abordadas ao longo das aulas. 

&

Teaching methodologies include expository, but also active, interrogative and demonstrative methods,
allowing greater interaction with students and better learning of new skills.

Teaching methodologies include articulation with various schools and/or Kindergarten in Coimbra (for example, Escola de São Bartolomeu-bilingual school, APCC school, and kindergarten Dandélio, by APPACDM, in order to facilitate contact with children with several clinical conditions addressed throughout the classes.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

Os alunos devem:

1. Identificar as etapas de desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, assim como, o seu desenvolvimento social e da linguagem, de acordo com os principais modelos desenvolvimentais;

2. Conhecer as técnicas de condicionamento clássico e operante;

3. Saber identificar as principais perturbações psicopatológicas na infância.

Competências

1. Interagir adequadamente com as crianças de acordo com as suas características desenvolvimentais.

2. Utilizar e distinguir as técnicas de condicionamento na realização de algumas técnicas de audiologia infantil;

3.  Interagir adequadamente com as crianças com psicopatologia,  respeitando as suas especificidades, e saber relacionar alguns quadros psicopatológicos com a deficiência auditiva.

&&

Goals

Students must:

1. Identify the child’s cognitive and emotional development stages, as well as their social and language development, according to the main developmental models;

2. Know classical and operant conditioning techniques;

3. Know how to identify the main psychopathological disorders in childhood.

Skills

1. Interact appropriately with children according to their developmental characteristics.

2. Use and distinguish conditioning techniques when performing some child audiology techniques;

3. Interact properly with children with psychopathology, respecting their specificities, and knowing how to relate some psychopathological conditions with hearing loss.

 

Programa

1. Modelos de desenvolvimento humano (20h)
• Modelo de Freud
• Modelo de Wallon
• Modelo de Piaget
• Modelo de Bruner
2. Teorias da aprendizagem (8h)
• Condicionamento clássico
• Condicionamento operante
• Aprendizagem por modelamento
• A importância do condicionamento nas técnicas de audiologia infantil
3. Psicopatologia infantil (32h)
• Perturbações globais do desenvolvimento
• Perturbações específicas do desenvolvimento
• Perturbações do comportamento
• Perturbações da ansiedade
• Perturbações de eliminação

 

1. Models of human development (20h)
• Freud’s Model
• Wallon Model
• Piaget’s Model
• Bruner model
2. Learning Theories (8h)
• Classic conditioning
• Operant conditioning
• Modeling learning
• The importance of conditioning in children’s audiology techniques
3. Child Psychopathology (32h)
• Global Development Disorders
• Specific developmental Disorders
• Behavior Disorders
• Anxiety Disorders
• Elimination Disorders

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PRIMÁRIA | PRIMARY (na Biblioteca)

DELDIME, R. ; VERMEULEN, S. – O desenvolvimento psicológico da criança. 2ª ed. Porto : Asa, 2001. 224 p. ISBN 978-972-41-0956-5

GOLSE, Bernard, coord. – O desenvolvimento afectivo e intelectual da criança. 1ª ed. Lisboa : Climepsi, 2005. 314 p. ISBN 972-796-194-0 Guia prático de condicionamento mental [DVD] . [S.l.], 2006. 1 DVD -R 1x-16 X(ca. 42 min.)

LOURENÇO, Orlando M. – Psicologia de desenvolvimento cognitivo: teoria, dados e implicações. 2ª ed. Coimbra : Almedina, 2002. 583 p. ISBN 978-972-40-1801-0

LOURENÇO, Orlando M. – Psicologia de desenvolvimento moral : teoria, dados e implicações. 3ª ed. Coimbra : Almedina, 2006. 384 p. ISBN 978-972-40-1677-1

SLATER, Alan ; MUIR, Darwin – Psicologia do desenvolvimento. Lisboa : Instituto Piaget, D. L. 2004. 670 p. ISBN 972-771-713-6 5

TAVARES, José ; ALARCÃO, Isabel – Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. reimp. Coimbra : Livraria Almedina, 1990. 229 p. ISBN 972-40-0519-4

 

SECUNDÁRIA | SECONDARY

American Psychiatric Association – Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (5ª edição).
2013.

Boubli, M. – Psicopatologia da Criança. Climepsi Editores. Lisboa, 2001.

Ao longo do período letivo são fornecidos aos alunos textos de apoio, assim como, a documentação utilizada nas
aulas.