Psicologia Social da Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso: a) sessões teóricas expositivas, b) sessões teórico-práticas de análise de casos e de estudos de investigação, c) realização de trabalhos práticos lectivos e extra-lectivos.

Avaliação Contínua: a) Teste ou prova escrita individual – 40.0%, b) Participação presencial nos trabalhos das aula e realização das tarefas individuais propostas – 20.0%,  c) Projecto/trabalho de grupo – 40.0%

Avaliação por Exame: Prova escrita individual – 100.0%

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de
a) Compreender e saber usar o conhecimento científico acumulado sobre as principais características da comunicação humana, das suas funções e das inúmeras variáveis que se lhe associam;
b) Reconhecer os determinantes e os efeitos dos processos de comunicação;
c) Compreender a importância do desenvolvimento de competências comunicacionais para o exercício de uma atividade profissional na Comunicação Social;

Programa

1) Características dos processos de comunicação humana:

a) Modelos para o estudo dos processos de comunicação;

b) Funções da comunicação;

c) Determinantes e leis da comunicação;

d) Problemas e obstáculos à comunicação.

2) Estudos e teorias sobre os processos de comunicação humana:

a) Pressões sobre a autonomia e reactância psicológica;

b) Dissonância cognitiva e comparações sociais;

c) Mudança de opinião e comunicação persuasiva;

d) Percepção social;

e) Atribuições causais e a explicação subjetiva das realidades sociais.

3) Aplicações ao campo da Comunicação Social

a) A construção da perceção da credibilidade, da competência, da sinceridade e da confiabilidade dos agentes de comunicação;

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aparício, M. T. S. (1988). Psicologia de la comunicacion. UNED

Aronson, E., Wilson, T., Akert, R., Sommers, S. (2016). Social psychology. Prentice-Hall.

Baron, R, Branscombe, N R & Byrne, D (2013), Social psychology. Allyn and Bacon.

Delamater, J., Myers, D, Collett, J (2018). Social Psychology. Routledge.

Frings, D. (2018). Social Psychology: The basics. Routledge.

Hewstone, M., & Brewer, M. (Eds.) (2007). Blackwell handbook of social psychology (4 Vols.). Blackwell.

Morales, J. F. et al. (2007). Psicologia social. McGraw Hill.

Neto, F. (2008). Psicologia social I & II. Universidade Aberta.

Pratkanis, A. R., & Aronson, E. (2001). Age of propaganda: The everyday use and abuse of persuasion. Freeman.

Rego, A. (2010). Comunicação pessoal e organizacional. Ed Sílabo.

Smith, E, Mackie, D & Claypool, H (2015) Social psychology. Psychology Press.