Psicologia Social das Organizações

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções básicas de psicologia: Motivação, aprendizagem, personalidade, percepção, satisfação.

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a
a) sessões teóricas expositivas,
b) realização trabalhos práticos,
c) sessões teórico-práticas de análise e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, os estudantes deverão estar em condições de:
– Identificar os determinantes psicossociais da motivação, do desempenho, da satisfação, da confiança, do envolvimento, da produtividade, da inovação, da identidade e da cultura dos grupos nas organizações.
– Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na análise das dinâmicas organizacionais e na concepção e gestão de estratégias de comunicação interna e externa.

Programa

1. Teorias da motivação nas organizações:
a) Teorias centradas nos conteúdos, nos processos e nos resultados;
b) Aplicações: Programas de reconhecimento, de envolvimento, de gestão por objectivos e de remuneração.
2. Formação de atitudes, percepção social e atribuição causais:
a) Os processos formação e mudança de atitudes;
b) A percepção social, formação de impressões;
2.3. As atribuições causais e a explicação subjectiva da realidade;
3. Teorias da satisfação no trabalho:
3.1. A abordagem bi-factorial;
3.2. O modelo das características de função;
3.3. A abordagem da determinação das discrepâncias;
3.4. Abordagens dinâmicas no estudo da satisfação;
3.5. Aplicações em contextos organizacionais: Medidas satisfação, dos seus determinantes e das suasconsequências.
4. Processos de liderança:
4.1 A teoria dos traços, comportamentais e da contingência;
4.2. Teorias e modelos contemporâneos;
4.3. Aplicações em contextos organizacionais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por frequência
  • - Participação nos trabalhos das aulas - 10.0%
  • - Realização de uma frequência escrita, individual - 60.0%
  • - Realização de um trabalho de grupo - 30.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C. & Cabral Cardoso, C. (2004). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Ed RH.

Almeida, F. (2002) Organizações, pessoas e novas tecnologias. Coimbra: Quarteto

Vala, J. (1995). Psicologia Social das Organizações. Oeiras: Celta

Schein, E. (1982). A Psicologia Organizacional. Rio Janeiro: Prentice-Hall.

Câmara, P., Guerra, P., & Rodrigues, J. (1997). Humanator: Recursos Humanos e Sucesso Empresarial. Lisboa: Pub D. Quixote

Cardoso, L. (1998). Gestão Estratégica das Organizações. Ao Encontro do 3.º Milénio. Lisboa: Ed Verbo.

Smith, E., & Mackie, D. (2000) Social Psychology. NY: Psychology Press.

Vala, J., & Monteiro, M. B. (1993). Psicologia Social. Lisboa: F Calouste Gulbenkian.

Neves, G. (2000) Clima Organizacional, Cultura Organizacional e Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Ed RH

Caetano, A. & Vala, J. (2000). Gestão de Recursos Humanos: Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: RH Editora.