Psicologia Social das Organizações

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso: a) sessões teóricas expositivas, b) sessões teórico-práticas de análise de casos e de estudos de investigação, c) realização de trabalhos práticos letivos e extra-letivos.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, os estudantes deverão estar em condições de:

a) Identificar os determinantes psicossociais da motivação, do desempenho, da satisfação, da confiança, do envolvimento, da produtividade, da inovação, da identidade e da cultura dos grupos nas organizações.

b) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na análise das dinâmicas organizacionais e na concepção de estratégias e na gestão de processos de comunicação nas organizações

Programa

1. Teorias da motivação nas organizações:

a) Teorias centradas nos conteúdos, nos processos e nos resultados;

b) Aplicações: Programas de reconhecimento, de envolvimento, de gestão por objectivos e de remuneração.

2. Percepção social e atribuição causais:

a) A percepção social e formação de impressões;

b) As atribuições causais e a explicação subjectiva da realidade;

3. Teorias da satisfação no trabalho:

a) A abordagem bi-factorial;

b) O modelo das características de função;

c) A abordagem da determinação das discrepâncias;

d) Abordagens dinâmicas no estudo da satisfação;

e) Aplicações em contextos organizacionais: Medidas satisfação, dos seus determinantes e das suas consequências.

4. Processos de liderança:

a) A teoria dos traços, comportamentais e da contingência;

b) Teorias e modelos contemporâneos;

c) Aplicações em contextos organizacionais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Participação presencial nos trabalhos das aulas e realização das tarefas individuais propostas - 20.0%
  • - Teste ou prova escrita individual - 40.0%
  • - Projeto/ trabalho de grupo - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, F. (2002) Organizações, pessoas e novas tecnologias. Quarteto

Caetano, A. & Vala, J. (2000). Gestão de recursos humanos: Contextos, processos e técnicas. RH Editora

Chiavenato, I. (2014). Comportamento organizacional. A dinâmica do sucesso das organizações. Pioneira Thomson Learning

Cunha, M. P. et al. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Editora RH.

Delamater, J., Myers, D, Collett, J (2018). Social Psychology. Routledge

Frings, D. (2018). Social Psychology: The Basics. Routledge

Gibson, J. L. et al. (2010). Organizações. comportamento, estrutura e processos. McGraw-Hill.

Robbins, S. P., & Judge, T. A. (2016). Organizational behavior. Pearson

Smith, E, Mackie, D & Claypool, H (2015) Social psychology. Psychology Press