Reabilitação Auditiva

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deverá ter conhecimento das diferentes ajudas técnicas e dos sistemas de apoio à escuta, da patologia do sistema audiovestibular, bem como de psicologia  das relações inter- pessoais.

 

 

 

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas expositivas e interactivas, possibilitam a compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas teórico-práticas permitem que os alunos assimilem a  metodologia de intervenção em Reabilitação Auditiva mais indicada em função da situação clínica e da faixa etária de uma forma integrada e com uma visão de conjunto, isto é, que conheçam não só a aplicação de técnicas isoladas como em conjunto. As aulas são presenciais sendo possível a leccionação de aulas à distância até ao limite de 25%.

As aulas práticas permitem a consolidação dos conhecimentos obtidos nas aulas teorico-práticas, aumentando as competências e aptidões dos alunos ao poderem colocar em prática as metodologias de intervenção em Reabilitação Auditiva já estudadas.

Os alunos serão acompanhados no decorrer do semestre com esclarecimento de dúvidas, sempre que solicitado e como complemento de formação. São disponibilizadas duas horas semanais, com horário pré-definido ou a combinar com o aluno.

São também entregues a cada aluno os suportes pedagógicos de toda a matéria leccionada com as referências bibliográficas recomendadas para a disciplina, no início do semestre.

 

Resultados de Aprendizagem

Adquirir metodologias de intervenção em reabilitação auditiva em equipas interdisciplinares.

 

 

 

Programa

Definição de reabilitação e reabilitação auditiva -1h

Importância da reabilitação auditiva; Privação, estimulação precoce, plasticidade cerebral; Tipos de reabilitação auditiva; Limitações da reabilitação auditiva -1h

Factores Psicológicos e educacionais na motivação na reabilitação auditiva -2h

Impacto da deficiência auditiva no indivíduo; Aplicação de escalas de desvantagem -4h

Factores éticos e económicos -2h

Avaliação audiológica; Análise das expectativas -2h

Relação custo/beneficio nos diferentes tipos de ajudas técnicas -2h

Reabilitação Auditiva  no adulto; Conselhos para um melhor uso/manutenção das ajudas técnicas; Importância do seguimento; Aplicação de escalas de satisfação- 4h

Reabilitação auditiva na criança e a sua avaliação audiológica; Contributo do Audiologista na equipa interdisciplinar; Sistemas de apoio à escuta nas salas de aulas; Integração da criança com deficiência auditiva no sistema de ensino -2h

Acufeno: Avaliação audiológica e intervenção – 2h

Marketing em Audiologia e em Reabilitação Auditiva – 2h

Tele Audiologia na Reabilitação Auditiva – 2h

Análise e discussão de casos clínicos – trabalhos de grupo (2 horas)

Avaliação -2h.

Matriz prática: os alunos serão divididos em 6 grupos, num total de 180h

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Essencial:

COOLING, G.(2020) The Little Book of Hearing Aids 2020 : The Only Hearing Aid Book You Will Ever Need, Independently Published. ISBN13: 9798631662452

HULL, R. (2001) Aural Rehabilitation Serving Children and Adults, 4ª Edição, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

KATZ, J. (2009) Handbook of Clinical Audiology, 6th Edition, Philadelphia, Lippincott Williams & Wilkins.

McCREERY, R. W.; WALKER, E. A. (2017) Pediatric Amplification – Enhancing Auditory Access, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-992-7.

RICKETTS, T. A.; BENTLER, R., MUELLER, H. G. (2017) Essentials of Modern Hearing Aids – Selection, Fitting, and Verification, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-853-1

RUSHBROOKE, E. & HOUSTON, K. (2016). Telepractice in Audiology. Plural Publishing, Inc. ISBN-13 : 978-1597566131

SANDLIN, R. (2000) Textbook of Hearing Aid Amplification, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

SCHNUPP, J. ; NELKEN, I. ; KING, A. (2011) Auditory neuroscience : making sense of sound. [1st ed.], Cambridge, Mass. : MIT Press, ISBN 978-0-262-11318-2

TAYLOR, B. (2015) Marketing in audiology practice, San Diego, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-569-1

TYE-MURRAY, N. (2009) Foundations of Aural Rehabilitation, Chilbren, Adults and Their Family Members, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

VALENTE, M.(2002), Hearing aids: Standards, Options And Limitations, 2nd Edition. New York, Thieme.

VALENTE, M. et al (2000) Audiology Treatment, New York, Thieme.

VALENTE, M. & VALENTE, L. M.. (2015). Adult Audiology Casebook. New York: Thieme Medical Publishers, Inc. ISBN: 978-1-60406-850-4.

Recomendada:

ALEXANDER J. M. (2021). Hearing Aid Technology to Improve Speech Intelligibility in Noise. Seminars in hearing, 42(3). https://doi.org/10.1055/s-011-51957

KRUMM, M. (2016). A review of contemporary tele-audiology literature. Journal of Hearing Science, 6(3), 9–21. https://doi.org/10.17430/899978

LIVINGSTON, G., HUNTLEY, J., SOMMERLAD, A., AMES, D., BALLARD, C., et al. (2020). Dementia prevention, intervention, and care: 2020 report of the Lancet Commission. Lancet (London, England), 396(10248), 413–446. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30367-6

MUELLER, H. et al (1992) Probe Microphone Measurements, Hearing Aid selection and assessment, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

POLLACK, M. (1980) Amplification for the Hearing Impaired, 2ª Edição, New York, Grume & Stratton.

RODRIGUEZ, M., IRUJO, A. (2002) Implantes Cocleares, Barcelona, Masson

SOUZA, C.; ROLAND, P. ; TUCCI, D. L. (2017) Implantable Hearing Devices, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-855-5

VENEMA, T. H. (2017) Compression for Clinicians – A Compass for Hearing Aid Fittings, 3rd Edition, Plural Publishing. ISBN 978-1-59756-987-3