Realização e Pós-Produção Áudio/Rádio

As aulas terão uma componente expositiva, na qual serão lecionados os aspetos chave em termos teóricos, sendo o restante tempo dedicado à execução de trabalhos práticos.
Avaliação Contínua:
Participação presencial: Os alunos são avaliados pela sua participação nos trabalhos desenvolvidos em aula.
Trabalhos de grupo: Produção de dois podcasts em aula (trabalhos de sonorização a indicar na aula) (40% da nota, resultante da média aritmética dos trabalhos).
Trabalho individual: Execução, maioritariamente em aula, de um podcast (temático) (60% da nota).
Avaliação por exame:
Prova escrita (40%)
Prova técnica (60%): podcast (temático).
Todos os tipos e componentes de avaliação têm uma nota mínima de 7,5 Valores; caso não seja alcançada, a nota final é a obtida nas outras componentes, não podendo ultrapassar os 9 Valores (artº26, alínea b do Regulamento Académico do 1º Ciclo do IPC).

Pretende-se habilitar os futuros profissionais de Comunicação Social com as competências necessárias à execução das técnicas de realização e pós-produção áudio/rádio, com um enfoque na edição de áudio digital e na publicação online (podcasts).
Os conhecimentos a adquirir e as competências a desenvolver envolvem a compreensão dos elementos da linguagem sonora, o domínio de técnicas de edição de áudio, de sonorização e a adequação a diferentes produtos sonoros e audiovisuais, nomeadamente tendo em conta a produção de conteúdos digitais para os novos media.

1. A rádio e a linguagem sonora
1.1. Características do medium rádio
1.2. A linguagem radiofónica: palavra, música, silêncio, ruído e efeitos
1.3. Os cenários sonoros. O raccord. A narratividade
1.4. O som. Técnicas de edição digital
2. Realização e Pós-Produção Áudio/Rádio
2.1. Conceção de produtos sonoros
2.2. Pós-produção áudio digital para produtos sonoros e audiovisuais
2.3. Exportação e publicação online (podcasts).

Exame
  • - Componente teórica - 40.0%
  • - Componente prática - 60.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho individual - 60.0%
  • - Trabalhos de grupo - 40.0%

Antón, E. R. (2005). Producción Radiofónica. Cátedra Ediciones.
Cebrián, M. (2008). La radio en Internet. La Crujía.
Corey, J. (2013). Audio Production and Critical Listening: Technical Ear Training. Focal Press.
Izhaki, R. (2008). Mixing Audio: Concepts, Practices and Tools. Focal Press.
Meneses, J. P. (2012), Estudos sobre a Rádio. Passado, Presente e Futuro. Mais Leituras.
Martínez-Costa, M.P.; Unzueta, J. R. D. (2005). Lenguaje, Géneros Y Programas de Radio: Introducción a la Narrativa Radiofónica. EUNSA.
Priestman, C. (2006). Web Radio: Radio Production for Internet Streaming. Focal Press.
Rose, J. (2015). Producing great sound for film and video: expert tips from preproduction to final mix. Focal Press.
Watkinson, J., (2002). Arte del Audio Digital. Instituto Oficial de Radio Y Televisión.