Redes de Comunicação em Biomedicina

A UC será leccionada em aulas teóricas e laboratoriais. As aulas teóricas serão expositivas quando tal se adequar à matéria e serão igualmente utilizadas como elementos tutoriais para as aulas laboratoriais. Poderão
ser convidadas entidades externas (empresas ou consultores) para a apresentação de temas em regime de seminários.
As aulas laboratoriais serão realizadas em torno do seguinte conjunto de trabalhos/projectos:
Compreender, analisar e planear redes locais TCP/IP usando simulador de redes e setup experimentais;
Efectuar e implementar uma rede de sensores sem fios.
Configurar e utilizar diversas aplicações de rede.
Desenvolver e implementar aplicações de rede.

Será realizado um exame final de UC.
Serão efectuado um trabalhos de síntese sobre os temas abordados no conteúdo programático e/ou relacionados.

Conhecer e compreender as tecnologias disponíveis no mercado.
Escolher, projectar, executar e manter pequenas redes de comunicação, utilizando equipamentos disponíveis no mercado.
Escolher, projectar, executar e manter sistemas de comunicação em redes de sensores sem fios, utilizando equipamentos disponíveis no mercado.
Compreender e executar diagnóstico de problemas de comunicação em redes locais.
Compreender e executar diagnóstico de problemas de comunicação em redes de sensores sem fios.

Introdução às redes de comunicação. Normalização. Modelo OSI.
Redes e equipamentos Ethernet.
Tópicos de protocolos TCP/IP.
Noções sobre configuração de Redes com e sem fios e TCP/IP.
Redes de Sensores sem Fios. Orçamento energético de redes de sensores sem fios.
Aplicações de Redes de Sensores sem Fios. Protocolo Zigbee.
Introdução às aplicações de RFID.
Aplicações Biomédicas das redes: Body Networks.
Sistemas de localização em ambiente hospitalar.