Relações com os Media

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva, tomando como ponto de partida os fundamentos teóricos da disciplina. Esta metodologia será complementada pela ilustração dos princípios teóricos a partir do recurso a dados empíricos. Será feito uso de artigos científicos recentes que demostrem a aplicabilidade da teoria a situações concretas.

Resultados de Aprendizagem

Compreender as relações com os media numa ótica de construção da imagem e da reputação corporativa;

Conhecer modo de interação com os media, propiciando a comunicação sobre produtos, marcas e instituições;

Aquisição de competências para ações de agendamento informativo.

Capacidade de análise crítica dos processos de produção de mensagens pelos media;

Capacidade de análise crítica de uma estratégia de ação de comunicação de uma organização através dos media;

Capacidade de conceção, estruturação e operacionalização de uma estratégia de ação comunicacional através dos media.

Programa

Media e sociedade: a problemática dos efeitos

Organizações mediáticas e interligação com as fontes

Informação e acontecimentos

Inventário dos temas de informação

Seleção a informação a difundir (regras)

Que acontecimentos interessam aos jornalistas?

Explorar o acontecimento

Organização de um serviço de relações com os media

O assessor de imprensa: missão e tarefas

Ficheiros de imprensa

Dossier de imprensa

Comunicado de imprensa

Conferência de imprensa

Informação em caso de crise

Relações com os media digitais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Trabalho prático - 50.0%
  • - Prova escrita - 50.0%
Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Deschepper, J. (1992). Saber comunicar com os Jornalistas, CETOP.

Granado, A., & Malheiros, V. (2001). Como Falar com Jornalistas sem ficar à Beira de um Ataque de Nervos, Gradiva.

Libaert, T. (2008). Le Plan de Communication: Définir et organiser votre stratégie de communication, Dunod.

Lloyd, J., & Toogood, L. (2015). Journalism and PR, News Media and Public Relatons in the Digital Age, Tauris & Co.

Mimoso, M. (2012). Jornalistas e Empresas: pistas para uma relação necessária. Cidot Portugal.

Motion, J., Heath, R. L., & Leitch, S. (2016). Social Media and Public Relations, Fake Friends and Powerful Publics. Routledge.