Relações Públicas e Humanas

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

A presença nas aulas é facultativa. No entanto, a calendarização e entrega dos elementos da avaliação distribuída ao longo do semestre letivo serão feitas na aula.

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas.

Devido ao carácter eminentemente prático e profissionalizante da Unidade Curricular, as aulas combinarão o método expositivo com metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: exercícios práticos; roleplay; debate de ideias e workshops e trabalho prático final.

Resultados de Aprendizagem

No final da Unidade Curricular, os alunos deverão:
1. compreender o processo de comunicação interna e externa da organização, no que concerne às relações
públicas;
2. ser capazes de adquirir conhecimentos no âmbito da comunicação inter-pessoal e organizacional; e
competências ao nível do relacionamento comportamental assertivo;
3. ser capazes de produzir um plano de comunicação interno para a organização, a nível de secretariado de
direcção,
4. interpretar as acções e atitudes desenvolvidas pelos contactos entre pessoas e grupos, levando a uma
interacção social na empresa.
De forma acessória, a unidade curricular pretende também desenvolver nos alunos competências ao nível de:
1. pensamento e análise crítica
2. auto aprendizagem
3. comunicação oral e escrita
4. trabalho em equipa

Programa

1. Introdução
1.1. A gestão das pessoas

1.2. As relações públicas
1.3. A comunicação nas organizações
2. As relações humanas
2.1. As competências de secretariado de direcção
2.2. Comportamento motivacional para a comunicação
2.3. O processo do conflito, gestão comunicacional do conflito
2.4. Socialização organizacional e programas de acolhimento
3. A comunicação organizacional
3.1. Comunicação intra-pessoal, inter-pessoal e grupal
3.2. Objectivos da comunicação empresarial
3.3. Tipos de comunicação: escrita, oral, gestual (não verbal) e reuniões
3.4. Comunicação assertiva
3.5. Plano de comunicação
4. As novas formas de comunicação relacional
4.1. A comunicação electrónica
4.2. A intranet
4.3. As redes sociais
4.4. A relação com a comunicação social
4.5. O código de ética nas relações públicas
5. Gestão do tempo
5.1. A importância na gestão da comunicação
5.2. Estabelecer objectivos e prioridades

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALMEIDA, V., A Comunicação Interna na Empresa, Lisboa, Praxis, 2000.
CUTLIP, SCOTT M., ALLEN M., GLEN M., Efective Public Relations, Prentice-Hall, 9º Ed., 2005.
FACHADA, M.O., Psicologia das Relações Interpessoais, Lisboa, Rumo, 1991.
BIRD, P., Gestão do Tempo, Lisboa, Actual Editora, 2004.
CAMPBELL, J. Técnicas de Expressão Oral, Lisboa, Editora Presença, 1993.
PINA e CUNHA, M., REGO, A., CAMPOS e CUNHA, R., CABRAL- CARDOSO, C. , Manual de Comportamento
Organizacional e Gestão, Lisboa, rh Editora, 2006.