Representação e Cultura Visuais

Conhecimentos de Base Recomendados

Os adquiridos na uc de Literacia Visual

Métodos de Ensino

Exposição com demonstração e/ou ilustração, análise e problematização de textos e discursos visuais e verbais.

Resultados de Aprendizagem

1. Reconhecer a centralidade das imagens no processo de construção cultural 2. Compreender a função das imagens no sistema de produção e reprodução social. 3. Desenvolver de um pensamento crítico sobre a contemporaneidade, a partir dos conhecimentos adquiridos sobre as imagens e os olhares.

Programa

1. A imagem como representação / 2. A óptica construccionista/ 3. O que nos diz a Semiótica Social/ 4. A perspectiva da Mediologia/ 5. A aproximação psicanalítica/ 6.Efeitos da imagética electrónica/ 7. O que é a Cultura Visual?

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - teste - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CALADO, Isabel (2015). Fronteiras da imagem com a palavra – contributo para uma abordagem da representação e cultura visuais. Coimbra: Grácio Editor.
CALADO, Isabel (2012) – Misturas nas imagens: algumas propostas de (des)arrumação. Media & Jornalismo. Nº 20. Centro de Investigação Media e Jornalismo.
CALADO, Isabel (2010). Representação Visual. In Dicionário Crítico de Arte, Imagem, Linguagem e Cultura [aplicação interactiva do Museu do Côa – www.arte-coa.pt].
CALADO, Isabel (2010) – A imagem sob o signo da fabricação: materialidade e técnicas na modelação da arte e da cultura. Estudos do Século XX, nº10.
CALADO, Isabel (2008). A crise das Imagens. Estudos do Século XX, nº8.
HALL, Stuart (1997). Representation – cultural representations and signifying pratices. London, New Delhi: Sage Publications & The Open University.
MIRZOEFF, Nicholas (1999) – An introduction to visual culture. London & New York: Routledge.
MITCHELL, William J.T. (1998). The reconfigured eye – visual truth