Revenue Management

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A unidade curricular de Revenue Management é composta por aulas teóricas de exposição da matéria e aulas teórico-práticas de resolução de exercícios, alguns deles através do uso de um Revenue Management System. Os estudantes serão estimulados a participarem na aula com problemas da sua observação, a refletirem e a fazerem pesquisa sobre esses problemas e por outros apresentados pelo corpo docente de modo a dominarem a aplicação dos conceitos e teorias em situações concretas. A avaliação será contínua, baseada em duas fichas de avaliação, que irão decorrer na 4ª e 6ª aula da unidade curricular. O modelo de avaliação contínua incide sobre: participação e assiduidade (P&A), capacidade de resolução dos exercícios práticos (EP), e elaboração de duas fichas de avaliação (FA). A nota final corresponde à média ponderada: 35% P&A + 15% EP + 50% FA. O aluno é aprovado com nota final superior a 9.5 valores.

Resultados de Aprendizagem

1) Identificar oportunidades de maximização de Receita, procurando promover uma cultura de revenue management na organização, desde o enquadramento desta disciplina na estratégia da organização, até às responsabilidades e tarefas diárias;
2) Implementar as principais tarefas e ferramentas de Revenue Management na atividade diária da Gestão Hoteleira, nomeadamente:
• Analisar os principais indicadores de performance;
• Tomar medidas de yield management;
• Noções sobre elaboração de uma previsão de receitas;
• Preparar e conduzir Reuniões de Estratégia;
• Estruturar os processos de comunicação organizacional;
3) Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração um Plano Estratégico ajustado à realidade da unidade hoteleira, onde serão enquadradas as componentes de Revenue Management;
4) Criar uma Estrutura de Preços flexível, assente numa segmentação de mercado que permita otimizar o business mix em cada época do ano.

Programa

1. Conceitos básicos de Revenue Management
1.1. Perecibilidade do inventário
1.2. Capacidade limitada
1.3. Sazonalidade
1.4. Sensibilidade de preço
1.5. Lei da Oferta e da Procura
2. Revenue Management: da abordagem analítica à estratégica
2.1. Perfil do revenue manager
2.2. Evolução do papel nas organizações 3. Variáveis a considerar para a determinação do Preço
3.1. Estrutura de Preços vs. Canais de Distribuição
3.2. Plano Estratégico
3.3. Plano de Acções
3.4. Previsão
3.5. Yield Management
4. Desenvolvimento do Plano Estratégico
4.1. Análise Externa
4.2. Análise Interna
4.3. Dados analíticos
4.4. Segmentação
4.5. Guidelines Estratégicos
5. Plano de Receitas
5.1. Padrões de comportamento
5.2. Guidelines estratégicos
6. Previsão e Controlo
6.1. Modelos de previsão
6.2. Yield Management

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 35.0%
  • - Exercícios Práticos - 15.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cross, Robert G. (1997). Revenue Management: Hard-Core Tactics for Market Domination. New York: Broadway Cross, Robert G. & Higbie, J. & Cross, D. (2009). Revenue Management’s renaissance: a rebirth of the art and science of profitable revenue generation. Cornell Hospitality Quarterly Lindon, Denis & Lendrevie, Jacques & Lévy, Dionísio, Pedro & Rodrigues, Joaquim Vicente (2004). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing Bayoumi, A. E.-M., Saleh, M., Atiya, A. & Aziz, H. A. (2013). Dynamic pricing for hotel revenue management using price multipliers. Journal of Revenue and Pricing Management Iyengar, A. & Suri, K. (2012). Customer profitability analysis – Na avant-garde approach to revenue optimisation in hotels. International Journal of Revenue Management Beck, J., Knutson, B., Cha, J. & Kim, S. (2011). Developing revenue managers for the lodging industry. Journal of Human Resources in Hospitality & Tourism