Saúde, Desporto e Lazer

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas TP decorrerão seguindo uma metodologia expositiva e análise de informação de fontes sobre Desporto e Atividade Física (DAF) e Saúde em contexto de lazer.
A avaliação da UC pode ser feita por avaliação contínua e por exame [100% = 20 valores]:
Avaliação contínua
1. 25%: Prova prática/apresentação oral;
2. 50%: trabalho individual (TI) de análise de projeto/ programa de boa prática de DAF e Saúde em contexto de lazer;
3. 25%: defesa pública de TI.
O estudante é aprovado se a classificação no item 1 for igual ou superior a 40% e igual ou superior a 60% no item 2.
Avaliação exame (recurso/melhoria/especial):
O estudante é admitido a avaliação por exame se cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame: se classificações no item 1 forem superiores a 20%, e no item 2. superiores a 50%.
Exame com provas teórica (50%) e prática sobre projeto (50%/100%).

Resultados de Aprendizagem

1. Definir e relacionar os conceitos de saúde, desporto, lazer e qualidade de vida
2. Explicar os conceitos de atividade física, exercício físico e aptidão física
3. Fundamentar o papel a atividade física e do lazer na promoção da saúde
4. Identificar e discutir as principais recomendações da atividade física para diferentes populações
5. Identificar e analisar programas de intervenção em educação para a saúde pelo desporto e lazer
6. Identificar boas práticas de intervenção pedagógica em contextos escolar e de lazer e animação associadas a programas de educação para a saúde com atividades físicas e desporto

Programa

1. Conceitos e fundamentos: saúde, desporto, atividade física, lazer, exercício físico, aptidão física e qualidade de vida
2. Atividade física, exercício físico e aptidão física: componentes e métodos de análise e avaliação
3. Recomendações de atividade física para diferentes populações
4. Programas de promoção da saúde: gerontomotricidade, motricidade infantil, desporto infanto-juvenil, desporto adaptado, desporto para todos, desporto para populações específicas, desporto escolar.
5. Pedagogia do desporto, lazer e animação: estratégias de intervenção pedagógica

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Componente prática - 50.0%
  • - Componente teórica - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Prova Prática - 25.0%
  • - Defesa Publica Trabalho Individual - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho Y (2005). Lazer e saúde. UNISESI.
Dias G, Mendes R, Serra e Silva P & Branquinho A (2014). Envelhecimento Ativo e Atividade Física. Coimbra. ESEC.
Haskell W & al. (2007). Physical Activity and Health. Medicine & Science in Sports & Exercise, 39(8), 1423-1434.
Henriques M (2013). Atividade Física para a Saúde: recomendações. Fatores de Risco, 29, 36-44.
Instituto de Desporto de Portugal (2009). Orientações da União Europeia para a atividade física: políticas recomendadas para a promoção da saúde e do bem-estar. Lisboa: IDP.
Instituto do Desporto de Portugal (2011). Livro Verde da Atividade Física. Lisboa: Observatório Nacional da Atividade Física e Desporto.
World Health Organization (2010). Global recommendations on physical activity for health. WHO.
Rocha P (2013). A pandemia da inatividade física: recomendações de ação para a saúde pública. Fatores de Risco, 29, 30-36.
Silva M (2013). Atividade Física e sua promoção baseada na evidência, lições à volta do mundo