Seminário

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas são eminentemente práticas, centradas no desenvolvimento de competências interpessoais e sistémicas. Constituem um espaço de acompanhamento mais personalizado às necessidades e desenvolvimento do estudante relacionadas com a sua inserção profissional e partilha de experiências no seu processo de aprendizagem. Assentam num trabalho conjunto de revisão, esclarecimentos e preparação de trabalhos.
Esta unidade curricular articulará estratégias de exposição teórica, com a participação dos alunos na realização de atividades de trabalhos individuais e em grupo, de análise de artigos de investigação científica, de debates orientados e de orientação tutorial.
Os estudantes podem optar por avaliação contínua ou por exame. A avaliação por exame consiste num teste escrito (100%).
A avaliação é constituída pelos seguintes elementos: Projeto de estágio (70%), cumprimento de tarefas intermédias (10%) e trabalho de campo (20%).

Resultados de Aprendizagem

1. Contactar com a realidade profissional do local de estágio.
2. Integrar os conhecimentos adquiridos nos anos letivos precedentes na preparação para a prática profissional.
3. Identificar necessidades de intervenção na assistência à pessoa idosa e contextos em que se insere.
4. Planear a intervenção para a pessoa idosa, sua família, comunidade em geral, instituições ou grupos com especificidades.
5. Elaborar um projeto de intervenção, a executar durante o período de estágio, com vista à promoção do bem-estar e qualidade de vida na idade adulta avançada – que visem a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população idosa.
6. Desenvolver uma atitude crítica construtiva e competências cognitivas, comunicacionais, atitudinais e técnicas relativamente aos contextos gerontológicos de intervenção.

Programa

1 – Orientações Gerais sobre o enquadramento do processo de estágio:
1.1. Normas e regulamentos;
1.2. Orientações e acompanhamento na elaboração do plano de estágio, da caracterização sócio-institucional e profissional;
2 – Projeto de Intervenção: elementos fundamentais
2.1. Análise Institucional e enquadramento sócio-cultural;
2.2. Estabelecimento de relações profissionais com a equipa, com os utentes e com as hierarquias institucionais;
2.3. Definição do objeto de intervenção;
2.4. Contextualização do problema no espaço, no tempo e as interações que estabelece com os sistemas envolventes;
2.5. Diagnóstico social participado tendo em conta: política social vigente, instituição, o técnico, o problema, o utente e a sua perspetiva;
2.6. Diagnóstico, planificação, execução e avaliação de contextos e casos.
2.7. Contexto profissional: especificidades e constrangimentos – casos de role play;
2.8. Planeamento participado da intervenção;
3- O relatório técnico da obs: projeto de est.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Projeto de Estágio - 70.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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Fernando, M. G., Ibanez, J., & Alvira, F. (Orgs.) (1986). El análisis de la realidad social: métodos y técnicas de investigatión. Madrid: Alianza Editorial.
Paulos, C. I. (2010). Gestão de instituições para idosos. Lisboa: Verlag.
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Ray, M., Bernard, M., & Philips, J. (2009). Critical issues in social work with older people. London: Palgrave McMillan.
Santos, S., & Santos, M. (1999). Diagnóstico social. Lisboa: IEFP, ISS.
Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto: Porto Editora.
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