Seminário

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

▣Aulas: T, expositiva; PT, experimental/laboratorial; PL, recolha de dados (RD) e base de dados (BD) em Excel e SPSS. ▣ UC de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores]: 1. 20%: Prova prática/apresentação oral; 2. 65%: Trabalho experimental (TE) de RD em campo ou laboratório e elaboração de BD ; 3. 15%: Participação presencial em aulas PL de RD ou eventos científicos (sem tolerância horária inicial face à hora e local notificados). ▣Avaliação frequência/contínua/periódica: Aprovado se classificação ≥60% em 2 e ≥90% em 3. ▣Avaliação exame (recurso/melhoria/especial): se cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame [ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos ($)]: a) classificações: 1. em 1. ≥30%, 2. em 2. ≥60% ; 3. em 3. ≥ 90%; 4, e b) pesquisa aprovada na CÉtica-IPC, RD comprovada e BD no inforestudante 9 dias antes do exame. ▣ Exame com provas teórica (100%) e prática (100%). Admissão oral: cf. com $.

Resultados de Aprendizagem

1. Principais paradigmas de investigação em Desporto. 2. Diferentes tipos de metodologias científicas aplicadas em Desporto. 3. Modelos diferenciados de apresentação de trabalhos de investigação científica. 4. Temática específica escolhida com recurso à revisão da literatura. 5. Técnicas de investigação teórica e de campo (recolha, tratamento e apresentação de resultados) adaptadas à temática e objetivos específicos da investigação. 6. Apresentação dos documentos produzidos no âmbito de uma investigação científica. 7. Aplicações dos conteúdos da disciplina ao campo das Ciências do Desporto

Programa

1. Introdução à pesquisa em Atividade Física, Desporto e Lazer 2. Desenvolvimento do problema e utilização da literatura. 3. Apresentação do problema. 4. Formulação da metodologia. 5. Questões éticas em pesquisa e em trabalhos académicos. 6. Síntese de pesquisa (meta-análise). 7. Pesquisa descritiva. 8. Pesquisa experimental e quase-experimental. 9. Pesquisa qualitativa. 10. O projeto de pesquisa. 11. Resultados e discussão. 12. Formas de relatar a pesquisa.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 65.0%
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%
  • - Prova prática/apresentação oral - 20.0%
Exame
  • - Prova prática - 50.0%
  • - Prova teórica - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Haff, G & Dumke C (2016). Laboratory Manual for Exercise Physiology. Champaign: Human Kinetics. Knudson D (2013).
Qualitative Diagnosis of Human Movement: Improving Performance in Sport and Exercise. Champaign: Human Kinetics.
Marôco, J. (2010). Análise estatística com o PASW Statistics. Pêro Pinheiro:
Morrow J, Mood D, Disch J & Kang M. (2016). Measurement and Evaluation in Human Performance. Champaign: Human Kinetics.
Thomas, J., Nelson, J. & Silverman, S. (2015). Research Methods in Physical Activity-7th Edition. Champaign: Human Kinetics.
Nota: we list general bibliography to which research sources specific to the topic of the student’s work should be added, validated by the Seminar’s Guiding Professor.