Seminário de Projeto

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos teóricos (T) serão apresentados através da exposição oral e da apresentação PowerPoint, complementados através da análise e discussão de textos e estudos de caso. Nas aulas teórico-práticas (TP) será proposta a conceção de um projeto (de investigação, de intervenção, ou estágio), através de ateliers relacionados com as diversas fases de projeto.

O processo de avaliação será efetuado por avaliação contínua ou por exame.

Por frequência: 200 pontos (p) = 20 valores

A)  Componente teórica (140p) – Projeto

B)  Componente teórico-prática (60p) – Apresentações de trabalhos

Por avaliação por exame:

A) Componente teórica (140p)

B) Componente teórico-prática (60p)

Resultados de Aprendizagem

No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Mobilizar os conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos adquiridos nos diferentes domínios das restantes UC do mestrado, que permitam a construção de problemas e soluções pertinentes e inovadores no campo da educação de adultos e desenvolvimento local;
  2. Elaborar produtos cientificamente fundamentados e rigorosos, sob a forma de projeto de estágio, projeto de intervenção ou projeto de dissertação, a partir da discussão de temas e problemas atuais na área da educação de adultos e desenvolvimento local.
  3. Produzir trabalhos científicos ou profissionais de alto nível, promovê-los e divulgá-los.
  4. Desenvolver um trabalho individual que articule os interesses e motivações pessoais com as linhas de investigação, projeto ou estágio que o mestrado define.

Programa

  1. Dissertação, trabalho de projeto e estágio: definições e características
  2. Elaboração de um projeto de investigação, trabalho de projeto ou projeto de estágio
  3. Modelos de relatório: investigação, trabalho de projeto e/ou estágio
  4. Apresentação de trabalhos quer na sua vertente visual quer na vertente escrita
  5. Análise de casos práticos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - componente teórica - projeto - 70.0%
  • - componente teórico-prática - apresentações trabalhos - 30.0%
Avaliação por Exame
  • - componente teórica - projeto - 70.0%
  • - componente teórico-prática - apresentações trabalhos - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Creswell, J. (2008). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. New Jersey: Pearson

Grácio, R. (2010). A Interação Argumentativa. Coimbra: Grácio Editor.

Eco, U. (2004). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial Presença.

Rosário, C., Granjo, P., & Michel, C. (2013). O que é investigar. Lisboa: Escolar Editora.

Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Coimbra: Lidel.

Silva, A., & Pinto, J. (Org.) (2005). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.

Sousa, M., & Baptista, C. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios segundo Bolonha. Lisboa: Pactor.

Quivy, R. & Campenhoudt, L., (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

Cardoso, T., Alarcão, I. & Celorico, J. (2010). Revisão da literatura e sistematização do conhecimento. Porto: Porto Editora.

Veiga, M. & Batista, M. (2004). Argumentar. Maia: Verso.