Seminário Interdisciplinar

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O seminário será lecionado por docentes com formação científica na área de Didática do Português, Mat, C.Soc., C.Nat., e P. Pedag. do 1ºCEB. Será um espaço de mobilização e integração de saberes, de estabelecimento de conexões entre os conteúdos desenvolvidos nas diversas áreas em interligação com a Prática Educativa em 1º CEB. A metodologia a utilizar articula as componentes teórica e prática e contempla sessões de apresentação de conteúdos específicos, visitas de estudo, trabalho em grupo destinadas à elaboração de projetos interdisciplinares de intervenção, respetiva análise, discussão e reflexão.
Avaliação: Elaboração de um projeto interdisciplinar de intervenção fundamentada no 1.º CEB (80%) + Participação nas aulas (20%)

Resultados de Aprendizagem

– Identificar o que constitui conhecimento profissional no 1.º CEB.
– Adotar uma visão transdisciplinar, sistémica e coerente, entre os fins sociais atuais, os aspetos educativos e as ações pedagógicas e didáticas no 1.º CEB.
– Mobilizar saberes, ferramentas e processos específicos dos diferentes domínios e áreas de conteúdo na análise de aspetos da realidade do 1.º CEB.
– Deduzir pistas de intervenção e investigação educativas, a partir da análise e articulação interdisciplinar, que proporcionem aprendizagens integradas.
– Refletir sobre a ação desenvolvida numa perspetiva formativa e sistemática.

Programa

Os conteúdos específicos no domínio do Português, Matemática e Estudo do Meio serão desenvolvidos de forma integrada e numa perspetiva transdisciplinar e/ou interdisciplinar e tomarão em linha de conta as necessidades de formação identificadas pelos mestrandos a partir da experiência de estágio. Serão organizados em torno de três temáticas fundamentais:
1. Integração curricular e sua relação com o desenvolvimento de novas competências nos alunos do 1.º CEB.
2. Fundamentos da ação educativa, princípios pedagógicos gerais, análise e comparação de modelos curriculares – pedagógicos alternativos; avaliação das aprendizagens.
3. Áreas específicas de intervenção do professor do 1ºCEB, relacionadas com domínios do conhecimento nas áreas do Português, Matemática e Estudo do Meio, remetendo para diferentes conhecimentos, atitudes e saberes práticos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Projecto - 80.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cosme, A & Trindade, R. (2019).O projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: que desafios curriculares e pedagógicos? Revista de Estudos Curriculares nº 10, vol 2, pp. 22-38.
Esteves, A, et al. (2018). Global Schools. Propostas de Integração Curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB. ESSE – IPVC.
Gardner, J. (2012) Assessment and Learning. London: Sage Publications LTD.
Hudson, P. [ed.] (2013). Learning to teach in the Primary School. New York: Cambridge University Press.
Pombo, O. (2006). Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, 1(1).
Roldão, M.C. (2010). Construção de planos individuais de trabalho e desenvolvimento profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro.
DGE: Aprendizagens Essenciais – Ensino Básico. Disponíveis em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico