Seminário Interdisciplinar II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O seminário será lecionado por docentes de Didáticas P, M, CS., CN, e PP 1º CEB. Pretendendo constituir um espaço de mobilização e integração de saberes, prevê-se o estabelecimento de conexões entre os conteúdos desenvolvidos nas diversas áreas em interligação com a Prática Educativa, já que se supõe que o estágio oferecerá oportunidades de identificação de problemas e de temáticas passíveis de serem aprofundadas e refletidas no âmbito deste seminário. A metodologia a utilizar articula as componentes teórica e prática tendo em vista a construção didática e reflexiva de um saber fazer integrado. Contempla sessões de apresentação de conteúdos específicos, visitas de estudo, trabalho em grupo destinadas à elaboração interdisciplinar de projetos de intervenção, respetiva análise, discussão e reflexão.
Avaliação: Elaboração (40%), apresentação e discussão (40%) de propostas integradas de intervenção no 1º CEB + Participação na aula (20%).

Resultados de Aprendizagem

– Identificar o que constitui conhecimento profissional no 1º Ciclo do Ensino Básico.
– Adotar uma visão transdisciplinar, sistémica e coerente, entre os fins sociais atuais, os aspetos educativos e as ações pedagógicas e didáticas no 1º CEB.
– Mobilizar saberes, ferramentas e processos específicos dos diferentes domínios e áreas de conteúdo na análise de aspetos da realidade do 1º CEB.
– Deduzir pistas de intervenção e investigação educativas, a partir da análise e articulação interdisciplinar, que proporcionem aprendizagens integradas.
– Refletir sobre a ação desenvolvida numa perspetiva formativa e sistemática.

Programa

Os conteúdos específicos no domínio das Didáticas do Português, Matemática, Estudo do Meio serão desenvolvidos de forma integrada e numa perspetiva transdisciplinar e tomarão em linha de conta as necessidades de formação identificadas com os/as mestrandos/as a partir da experiência de estágio. Serão organizados em torno de três temáticas fundamentais:
1. Integração curricular e sua relação com o desenvolvimento de novas competências nos alunos do 1º CEB.
2. Fundamentos da ação educativa, princípios pedagógicos gerais, análise e comparação de modelos curriculares – pedagógicos alternativos; avaliação das aprendizagens.
3. Áreas específicas de intervenção do/a professor/a do 1º CEB, relacionadas com domínios do conhecimento nas didáticas de Português, Matemática e Estudo do Meio, remetendo para diferentes conhecimentos, atitudes e saberes práticos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Elaboração (40%), apresentação e discussão (40%) de propostas integradas de intervenção no 1º CEB - 80.0%
  • - Participação na aula - 20.0%
Avaliação Contínua
  • - Elaboração (40%), apresentação e discussão (40%) de propostas integradas de intervenção no 1º CEB - 80.0%
  • - Participação na aula - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Fitzgerald, A. (2012). Science in Primary Schools: examining the practices of effective primary science teachers. Sense.
Marchão, A. (2012). No JI e na escola do 1º CEB: Gerir o currículo e criar oportunidades para construir o pensamento critico. Colibri.
Perrenoud, Ph. & Thurler, M. (2002). As competências para ensinar no século XXI: a Formação de Profs e o desafio da avaliação. Artmed.
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de Ensino: O Saber e o Agir do Prof. FML.
Roldão, M.C. (2010). Construção de planos individuais de trabalho e desenvolvimento profissional. UAveiro.
Sá, C. (org.) (2014). Transversalidade III: Das palavras à ação nos 1 0s anos de escolaridade. CIDTFF/UAveiro.