Seminário Interdisciplinar II

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

O seminário será lecionado por docentes de Didáticas do Port, Mat, CSoc., C.Nat., e P. Pedag. da Educação de Infância. Pretendendo constituir um espaço de mobilização e integração de saberes, prevê-se o estabelecimento de conexões entre os conteúdos desenvolvidos nas diversas áreas em interligação com a Prática Educativa, já que se supõe que o estágio em Creche oferecerá oportunidades de identificação de problemas e de temáticas passíveis de serem aprofundadas e refletidas no âmbito deste seminário. A metodologia a utilizar articula as componentes teórica e prática, tendo em vista a construção didática e reflexiva de um saber fazer integrado. Contempla sessões de apresentação de conteúdos específicos, visitas de estudo, trabalho em grupo destinadas à elaboração interdisciplinar de projetos de intervenção, respetiva análise, discussão e reflexão.
Avaliação: Elaboração interdisciplinar e fundamentada, de projetos de intervenção em creche (80%)+ Participação nas aulas (20%).

Resultados de Aprendizagem

– Identificar o que constitui conhecimento profissional para o desempenho em contextos destinados à 1ª infância.
No final da UC os/as estudantes deverão ser capazes de:
– Adotar uma visão transdisciplinar, sistémica e coerente, entre os fins sociais atuais, os aspetos educativos e as ações pedagógicas e didáticas em Educação de Infância.
– Mobilizar saberes, ferramentas e processos específicos dos diferentes domínios e áreas de conteúdo na análise de aspetos da realidade da EI.
– Deduzir pistas de intervenção e investigação educativas, a partir da análise e articulação interdisciplinar, que proporcionem aprendizagens integradas.
– Refletir sobre a ação desenvolvida numa perspetiva formativa e sistemática.

Programa

Os conteúdos específicos no domínio das Didáticas de Português, Matemática e Conhecimento do Mundo serão desenvolvidos de forma integrada e numa perspetiva transdisciplinar e tomarão em linha de conta as necessidades de formação identificadas com os/as mestrandos/as a partir da experiência de estágio em creche. Serão organizados em torno de três temáticas fundamentais:
1. Integração curricular e sua relação com o desenvolvimento de competências das crianças pequenas
2. Fundamentos da ação educativa, princípios pedagógicos gerais, análise e comparação de modelos curriculares – pedagógicos alternativos; avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens.
3. Áreas específicas de intervenção do/a educador/a de infância, relacionadas com domínios do conhecimento nas didáticas do Português, Matemática e Conhecimento do Mundo, remetendo para diferentes conhecimentos, atitudes e saberes práticos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Elaboração interdisciplinar e fundamentada, de projetos de intervenção em creche - 80.0%
  • - Participação nas aulas - 20.0%
Exame
  • - Elaboração interdisciplinar e fundamentada, de projetos de intervenção em creche - 80.0%
  • - Participação nas aulas - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Berthelsen, D.; Bownlee, J.; Johansson, E. (2009). Participatory Learning in the early years. New York: Routledge
Coelho, A. (2004). Educação e cuidados em creche. Conceptualizações de um grupo de educadoras (Tese de
Doutoramento em Ciências da Educação). Universidade de Aveiro, Aveiro.
Malavasi, L & Zoccatelli, B (2013). Documentar os projetos nos serviços educativos. Lisboa: APEI. MEPE
Oliveira-Formosinho, J.; Araújo, S. B. (2013). Educação em creche: Participação e diversidade Porto : Porto Editora.
Pramling-Samuelsson,I; Fleer,M (Eds). (2010). Play and learning in early childhood settings: International perspectives. Milton Keynes: Springer
Vasconcelos (Ed.) (2012), Trabalho por projetos na Educação de Infância: mapear aprendizagens/integrar metodologias Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.
Vasconcelos, T. (2009). A Educação de Infância no cruzamento de fronteiras. Lisboa: Texto Editora.