Seminários/Visitas de Trabalho

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Ao longo das aulas serão apresentados e discutidos conceitos e exemplos práticos através de abordagens que estimulem um pensamento crítico e estratégico. Será incentivada a pesquisa e análise das fontes de informação mais adequadas e atualizadas com vista à criação de ferramentas de construção de estudos económicos. Serão criados momentos de partilha de conhecimento sobre produtos e destinos turísticos de interior, a partir dos quais os alunos serão incentivados a proporem novas ideias de negócio a partir da sua própria observação e trabalho de equipa.
A aprovação na disciplina é obtida com a classificação mínima de 10 valores, podendo o aluno optar entre exame final ou avaliação contínua.
O exame constitui uma única prova individual (100%).
A avaliação contínua resulta dos seguintes parâmetros:
– Trabalho de grupo de análise económico-financeira (50%)
– Participação nas aulas de análise económico-financeira (20%)
– Participação nas atividades de seminários/ trabalho de campo (30%)

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende cobrir um leque diversificado de temas relacionados com a gestão e desenvolvimento de destinos de turismo de interior, através da partilha de conhecimentos com peritos detentores de experiências diversas no domínio do turismo. Deste modo, pretende-se que os estudantes sejam capazes de: compreender a dinâmica do sistema de turismo, sobretudo em territórios de baixa densidade populacional; identificar recursos turísticos com potencial de desenvolvimento de uma oferta estruturada, assente em redes colaborativas; desenvolver um pensamento estratégico que potencie a identificação e capacidade de análise de oportunidades de negócio turístico; criar ferramentas práticas para a construção de bases previsionais e elaboração de projeções económico-financeiras para aferir a viabilidade e retorno de projetos turísticos; analisar e interpretar resultados obtidos.

Programa

1. Enquadramento geral dos estudos de viabilidade económica no turismo
1.1. Estudos de viabilidade económica: importância e passos para a sua criação
1.2. Enquadramento setorial, fontes de dados e estatística e legislação setorial
2. Público-alvo e indicadores chave
3. Estudos de Viabilidade Económica
3.1. Análise de receita, ferramentas de cálculo previsional
3.2. Análise e tipos de custos: Custos com Pessoal, FSE’s e CMVMC
3.3. Análise, apresentação de resultados e principais indicadores
3.4. Estruturação e preparação de apresentação de estudos de viabilidade económica
4. Breve estudo de apoios a fundos comunitários para o setor do turismo
5. Redes colaborativas: do recurso turístico à oferta turística estruturada

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bria, A.; Mata, M.; Pereira, V. (2014). Análise Económica e Financeira. Lisboa: Rei dos Livros
Cunha, L (2017). Turismo e Desenvolvimento: realidades e perspetivas. Lisboa: Lidel Editora.
Mithá, O. (2008). Análise de Projetos de Investimento. Lisboa: Escolar Editora.
Osterwalder, A; Pigneur, Y (2011). Criar Modelos de Negócio. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Silva, F; Umbelino, J. (2017). Planeamento e Desenvolvimento Turístico. Lisboa: Lidel Editora.
Turismo de Portugal. Business. Disponível: http://business.turismodeportugal.pt/. Turismo de Portugal