Sexualidade, Saúde, Cultura e Media

i) Exploração de situações-problema, numa perspetiva de Sexualidade, Saúde, Género e Direitos Humanos; ii) Análise, interpretação e discussão de artefactos culturais fomentando a reflexão, a partilha e estimulando atitudes críticas; iii) Conceção de recursos educativos que visem a desconstrução de mensagens de sexualidade e género para intervenção em Educação em Sexualidade, em contextos específicos; iv) Elaboração de um guião didático para intervenção no âmbito da Ed. em Sexualidade (40%), seguido da sua apresentação e debate (40%).Na avaliação de frequência, considera-se o desempenho individual – assiduidade, pontualidade, participação e motivação (20%). No guião será valorizada a estrutura e organização da informação; adequação aos objetivos do trabalho; linguagem; qualidade e correção da informação científica, atitude crítica, diversidade de estratégias e sua adequação. A avaliação por exame (100%) – prova escrita e/ou oral.

•Reconhecer o direito à saúde sexual e reprodutiva bem como o direito à educação em sexualidade, como parte integrante da educação para a saúde e respeito pelos direitos humanos.
. Reconhecer a sexualidade no desenvolvimento das pessoas ao longo da vida.
. Respeitar diferentes formas de expressar a sexualidade e a orientação sexual.
. Avaliar atitudes e riscos associados a determinados comportamentos sexuais.
•Promover a reflexão e o debate sobre assuntos relevantes do quotidiano que afetam a sexualidade e o género.
•Desconstruir mensagens de sexualidade e estereótipos de género veiculadas pelos media.
•Conceber recursos educativos a utilizar nas intervenções em educação em sexualidade.

•Sexualidade, Saúde e Direitos Humanos
•Expressões da Sexualidade
•Sexualidade, Sociedade e Cultura
•Sexualidade , Género e Media
•Sexualidade e Educação

Avaliação Contínua
  • - Apresentação / Debate Guião Didático - 40.0%
  • - Guião Didático - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Carvalho, M. L. S. M. , & Teixeira, F. . (2019). Orientação sexual e homofobia na série televisiva Glee. Ensino em Re-Vista, 26(jan./abr./2019), 173-191.
Díez Gutiérrez (coord.) (2004). La diferencia sexual en el análisis de los videojuegos.CIDE/ Instituto de la Mujer.
Díez Gutiérrez (coord.) (2004). Guía didáctica para el análisis de los videojuegos. CIDE/ Instituto de la Mujer.
Malho, A. S. , & Teixeira, F. (2019). Seeing, Reading and Listening to Gender Inequality/Equality in Video Clips. Education and new developments. Vol II. 41-45.InScience Press.
Purificação M.M.; Catarino, E. M.: Muller, F.H.L.; Gonçalves, R.C.C.; Teixeira, F. & Paz, C. D. A. (2020). Nem Sagrada, Nem Profana – Simplesmente Geni: Representações culturais no canto de Chique Buarque de Holanda. Id on Line Rev. Mult. Psic. v.14, n.50 p. 380-388.
Teixeira, F. & Marques, F. M. (2019). Metáforas da virilidade: o piropo na educação em sexualidade com perspetiva de género. In Tecituras sobre corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar, pp. 171-188. Ed. da FURG.
Teixeira, Filomena & Marques, Fernando M. (2022). Sob o signo da tentação: imagens de sexualidade e género na publicidade ao vinho do porto. In Paula Regina Costa Ribeiro, Joanalira Corpes Magalhães, Raphael Albuquerque de Boer (org.) (Re)existir, (re)inventar, pesquisar: entrelaçamentos de corpos, gêneros e sexualidades, pp 432-460. Ed. da FURG, 2022