Sismologia e Construções Anti-Sísmicas

Conhecimentos de Base Recomendados

– Capacidade de realização de pesquisas, leitura e Capacidade de redação e síntese de texto;
– Conhecimentos informáticos na ótica do utilizador, de redação digital de documentos e da criação de relatórios de trabalho.
– Conceitos elementares sobre atividade da proteção civil, regulamentos e legislação, medidas de intervenção para assegurar o bem estar das populações, de bens pessoais, património e edificado, Infraestruturas e território, sociedade e regiões.
– Conhecimento de conceitos sobre medidas de prevenção sísmica para a redução de risco bem como das técnicas de intervenção, antes durante, e depois da ocorrência sísmica.
– Sentido de cooperação, interajuda, colaboração e espírito de partilha de conhecimentos, com interesse prático para a realização de atividades, individualmente e em grupos de trabalho.

Métodos de Ensino

 

As aulas serão lecionadas em Português, tendo como objeto de trabalho e de aprendizagem dos conteúdos programáticos apresentados.
Prevê-se que as aulas de SCAS sejam interativas e tenham, sempre que possível, diferentes momentos na metodologia de transmissão de conhecimentos:
1. acompanhamento da aprendizagem conseguida pelos alunos, esclarecimento de dúvidas e apoio na orientação prática do trabalho e/ou da pesquisa de informação,
2. discussão e apresentação de trabalhos da pesquisa semanal feita pelos grupos de trabalho sobre os conteúdos programáticos da UC.
3. apresentação expositiva de conteúdos pelo docente, com eventuais sugestões para consulta posterior, seguida de discussão entre docente, alunos e grupos de alunos sobre temas e exercícios apresentados.

A apresentação de conteúdos será feita usando métodos expositivos, estabelecendo como objetivo, desenvolver o espírito crítico, a capacidade de decisão e de iniciativa, a compreensão da amplitude do efeitos de riscos e da necessidade de prevenção, bem como a discussão e a participação ativa em tempos de aula e em tempos de trabalho em grupo entre colegas. Para além do momentos da partilha de conhecimentos em grupo e de avaliação de competências de trabalho em equipa, pretende-se valorizar as competências de aprendizagem individual e de esclarecimento de dúvidas.

Os alunos serão incitados a desenvolver métodos autónomos de aprendizagem, realizar um trabalho prático sobre conteúdos bem como de colaboração e cooperação realizada através de pesquisas em grupo. Desta pesquisa, poderá resultar a exposição semanal da informação através de relatório/portfólio partilhado e a realizar em plataforma aberta para todos os interveniente do grupo. O trabalhos semanal desenvolvido poderá ser objeto de avaliação e discussão no inicio de cada aula. As atividades, visam o fomento da motivação e interesse pessoal por temas de interesse geral, e simultaneamente, fomentando o espírito de partilha de conhecimentos entre, para e com com os restantes colegas.

Com um processo de avaliação diversificado, julga-se que todos os alunos têm a possibilidade fazer opções no sentido de serem avaliados individualmente e por trabalho desenvolvido em grupo. Assim, cada aluno será avaliado pelos conhecimentos adquiridos, pelo seu desempenho, pela demonstração da sua motivação, pelo seu potencial de interpretação dos assuntos associados ao conteúdo, e bem como pela sua capacidade de organização de ideias e consequente exposição de conhecimentos, colaboração e cooperação para com os seus colegas através da sua participação no trabalho desenvolvido em grupo. Cada aluno, terá ainda a oportunidade de ser avaliado através de prova escrita individual para demonstração de conhecimentos adquiridos e da capacidade de identificação de problemas e sua respetiva resolução.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:
– Fomentar a capacidade para interpretação e consciencialização da importância da ação da Proteção Civil num acontecimento sismico, ou numa eventual ocorrência de um episódio de catástrofe, mas igualmente preparar a realização de tarefas e definição de procedimentos para minimizar os efeitos desse evento. 
– Capacitar e dotar os alunos de capacidade para interpretação e conhecimento sobre o risco e a vulnerabilidade sísmica de edifícios, assegurando a transmissão de conteúdos que vão desde a geofísica e conhecimentos de sismologia e sismicidade até à intervenção em situação de ocorrência sísmica.
– Identificar os fatores de importância, indicadores de risco, graus de intervenção, e das medidas de minimização do risco sísmico e respectiva metodologia de prevenção.

Competências Genéricas:
Aplicação de conhecimentos e compreensão; Realização de julgamento e tomada de decisão; Comunicação; Auto-aprendizagem; Serviço em prol do bem da sociedade.

Competências Específicas:
Esta disciplina oferece conhecimentos, fomenta o espirito de pesquisa e incentiva a atitude de colaboração e cooperação contribuindo para o sucesso dos alunos como futuros agentes da proteção civil. Para assegurar, os objetivos apresentados, aprofundam-se conhecimentos, gerais e específicos, desenvolve-se a capacidade de aptidão e desempenho de funções e fomenta-se a atitude de intervenção.

1. Conhecimento:
– dos conceitos elementares que conduzem a uma ocorrência sísmica, bem como informação associada para a sua caracterização
– de recursos técnicos de aplicação em Proteção Civil em termos de avaliação do risco sismico e da intervenção a ser feita;
– de saber Identificar procedimentos previstos na legislação em vigor e nas diretivas
– sobre formas e processos de intervenção para a preparação e/ou utilização de meios, equipamentos e métodos 
2. Aptidão e desempenho de funções:
– caracterizar necessidades materiais e de equipamentos necessários em situação de intervenção, bem como enquadrar a situação de emergência com a legislação respeitante;
– interpretar mapas e plantas de risco sísmico, e documentos descritivos e diretrizes de acordo com a informação técnica
– avaliar o risco e as ameaças e definir meios e procedimentos de intervenção, e saber otimizar a utilização de recursos;
3. Atitudes na intervenção:
– otimização dos recursos e na sistematização de procedimentos através de ferramentas informáticas
– espírito de equipa e de colaboração entre entidades, organizações e pessoas
– assegurar uma preocupação constante e efetiva de comunicações e verificação contínua dos métodos
– capacidade de gestão e intervenção para gestão de bens, pessoas e recursos, evidenciando capacidade de liderança e atitude proactiva ao serviço da sociedade

Programa

PARTE 1 – Geofísica e Sismologia
Capítulo 1 Geofísica e Causas de um Sismo
Capítulo 2 Sismologia e a Teoria do Ressalto Elástico
Capítulo 3 Hipocentro e Epicentro; Tipo de ondas sísmicas (profundas e superficiais)
Capítulo 4 Estudo dos diferentes tipos de falhas
PARTE 2 – avaliação sísmica, Legislação e conceção
Capítulo 5 Sismogramas e a sua interpretação
Capítulo 6 Parâmetros de avaliação de um sismo
Capítulo 7 Sismicidade e distribuição geográfica
Capítulo 8 O Eurocódigo e o zonamento sísmico
Capítulo 9 Bases regulamentares: requisitos para a conceção estrutural
PARTE 3 – Construções antissísmicas, medidas de intervenção e de prevenção
Capítulo 10 Construções antissísmicas: Processos e soluções
Capítulo 11 Medidas de prevenção e minimização dos efeitos sísmicos
Capítulo 12 Intervenção preventiva e mitigação do risco sísmico
Capítulo 13 Técnicas de intervenção imediata e de manutenção após ocorrência sísmica
Capítulo 14 REVISÃO E CONCLUSÃO, PROPOSTAS E SUGESTÕES, INFORMACAO E DIVULGAÇÃO.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

 

  1. Petrone, Chiara (2019); Scandone, Roberto;  Whittaker, Alex – Volcanoes and Earthquakes: A Guide To Our Unquiet Earth. Smithsonian Books
  2. Shearer, Peter M. (2019) – Introduction to Seismology. 3ª edition. Cambridge University Press
  3. Lee, WHK; Kanamori, H; Jennings, P; Kisslinger, C (2003) – International Handbook of Earthquake & Engineering Seismology, Part B (ISSN 81). Academic Press.
  4. Jones, Lucy (2018) – The Big Ones: How Natural Disasters Have Shaped Us (and What We Can Do About Them). Doubleday
  5. Mário Lopes (2008) – Sismos e Edifícios. Editora ORION
  6. Lopes, M. (2008); Delgado, R. – Sismos e Edifícios, Primeira Edição. Capítulo I: Breve referência à história da Engenharia Sísmica, pp1. Portugal, julho 2008.
  7. Carvalho, E. Cansado (2004); Oliveira, C. Sousa – Construção anti-sísmica, Edifícios de pequeno porte, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, 2004.
  8. SPES e GeCorpa (2001) – Reducao da Vulnearabilidade Sismica do Edificado. SPES – Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica e GECoRPA – Grémio das Empresas de Conservação e Restauro do Património Arquitectónico. Ordem dos Engenheiros. Lisboa.
  9. Lima, Fernando VQC Real (1998) – Introdução à Sismologia. Universidade de Aveiro
  10. EN 1990:2009 – Eurocódigo – Bases para o Projecto de Estruturas
  11. EN 1991-1-1 – Eurocódigo 1 – Acções em Estruturas, Parte 1-1: Acções Gerais – Pesos Volúmicos, Pesos Próprios, Sobrecargas em Edifícios
  12. EN 1992-1-1 – Eurocódigo 2 – Projecto de Estruturas de Betão, Parte 1-1: Regras Gerais e Regras para Edifícios
  13. EN 1998-1 – Eurocódigo 8 – Projecto de Estruturas para Resistência aos Sismos, Parte 1: Regras Gerais, Acções Sísmicas e Regras para Edifícios

Documentação produzida por docente e alunos no âmbito da unidade curricular em edições anteriores do curso.

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