Sistema de Gestos Internacionais

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas, com uma abordagem de carácter teórico apenas como forma de apresentação, incidindo, principalmente na componente prática à base de exercícios em grupo e individual.
A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento Interno da Escola Superior de Educação, pelo que a unidade curricular poderá ser avaliada de forma contínua ou por exame final.
Avaliação contínua: O processo avaliativo será orientado com incidência nos seguintes parâmetros:
a) Trabalho autónomo: (45%); Realização de trabalhos: (5%);
b) Realização de uma frequência (50%).
Avaliação por exame final:
Exame prático tendo em conta os conteúdos programáticos lecionados (100%).

Resultados de Aprendizagem

Sendo a Licenciatura em LGP um veículo ao conhecimento da Língua e respeito pela Comunidade Surda pretende-se que a aprendizagem do Sistema de Gesto Internacional possa promover aos alunos mais ferramentas de trabalho no que concerne o contacto com a Comunidade Surda Internacional. Um dos objetivos é o que promover o conhecimento de outra forma de comunicação em eventos nacionais e internacionais onde exista a presença de oradores estrangeiros. Para além deste objetivo, esta unidade curricular pretende potencializar as capacidades comunicativas quer na compreensão quer na enunciação em ISS a um nível intermédio. Espera-se que os alunos ao finalizarem esta unidade curricular possuam competências linguísticas gestuais intermédias ao nível da classificação A2 do Quadro comum de Referência para as línguas bem como conhecimentos culturais e históricos da Comunidade Surda Internacional. Os alunos serão expostos a léxico comum, irão trabalhar através de exercícios e visionamento de vídeos.

Programa

Os conteúdos desta unidade curricular centrar-se-ão em temáticas como:
– História do Sistema de Gesto Internacional
– Abecedário
– Apresentação individual
– Números
– Família
– Estações do Ano
– Tempo climatérico
– Horas
– Cores
– Alimentação
– Profissões
– Capitais Mundiais
– Países
– Meios de Transporte
– Espaço e sistema gestual

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 45.0%
  • - Frequência - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

LAPALU, Yves, Léo, O Puto Surdo, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2006.
RODRIGUEZ, Ana Moreno; GARCIA, Pilar Pinedo; FALQUINA, Andrés Rodríguez. ‘Interpretación del Sistema de Signos Internacional’, Madrid, CNSE-Fundación, 2001.
ROSENSTOCK, R., Emergence of a Communication System: International Sign. Springer, s.d , disponível em http://link.springer.com/book/10.1007/978-1-84628-779-4