Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação

N/A

As sessões terão um carácter eminentemente prático embora sejam, na sua maioria, precedidas de algumas componentes mais expositivas a fim de esclarecer conceitos, contextualizar os mestrandos e apresentar informação relevante. Os mestrandos terão ainda oportunidade de trabalhar em grupo e individualmente como forma de refletirem sobre as suas práticas, trocarem conhecimentos e experiências. Terão também oportunidade de manusear os Símbolos que constituem cada um dos SAAC, assim como treinar os gestos do Sistema Makaton. Finalmente, terão oportunidade de utilizar algum software específico e de visualizar algumas ajudas técnicas existentes no mercado e sites de interesse.
Para os estudantes que optarem por avaliação periódica existirão dois momentos de avaliação: Trabalho individual – 50% Trabalho de grupo 50% Para os estudantes que optarem pela avaliação por exame a classificação final será aquela que obtiverem num único teste escrito.

Ao finalizar esta unidade curricular os mestrandos deverão ser capazes de:
• Caracterizar os principais sistemas aumentativos e /ou alternativos de comunicação utilizados na reabilitação comunicativa da criança com Necessidades Educativas Específicas
• Selecionar o sistema de comunicação que mais se adequa ao caso
• Construir tabelas de comunicação básicas
• Indicar algumas ajudas técnicas para a comunicação existentes no mercado

1. Definição de conceitos: Comunicação, Linguagem, língua, fala, Comunicação Aumentativa e Alternativa, Sistemas Aumentativos, Sistemas Alternativos de Comunicação e ajudas técnicas
2. O sistema PIC – teoria e prática
3. O Sistema SPC – Teoria e prática
5. O Sistema Makaton – Teoria e Prática
6. O sistema PECS – Teoria e Prática
7. O sistema Bliss – Teoria e prática
8- O sistema ARASAAC
9. A seleção de um SAAC e a avaliação do usuário
10. Ajudas Técnicas para a Comunicação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

Aaron, M. (2003). “Icons, Symbols, and Signs: Visible Languages to Facilitate Communication”, Interactions, may and june, 37-43.
Giroto, M., Poker, B., & Omote, S. (orgs) (2012). As Tecnologias nas Práticas pedagógicas Inclusivas. Oficina Universitária. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/as-tecnologias-nas- praticas_e-book.pdf. Acedido a 25 de setembro de 2019
Ponte, M. & Azevedo, L. (2000). Inovação Curricular na Implementação de meios Alternativos de Comunicação em Crianças com Deficiência Neuromotora Grave. SNR.
Vontetzchner,S.,& Martinsen,H.(2003).Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto Editora