Sistemas de Apoio à Vida

Aulas teóricas onde são ministrados os conceitos fundamentais da UC de uma perspectiva conceptual. Aulas teórico-práticas/laboratoriais onde o aluno se poderá familiarizar com a aplicabilidade prática dos conceitos teóricos, bem como aprofundar os conceitos/processos tecnológicos genéricos como os de controlo de processos, controlo de temperatura, controlo de potência e temporização genéricos por meio de trabalhos laboratoriais.
A elaboração de projectos no âmbito das aulas teórico-práticas/laboratoriais será uma das ferramentas de aprendizagem.

Os sistemas de suporte à vida implicam não só o conhecimento de um conjunto de características fisiológicas do corpo humano, como ainda de processos tecnológicos genéricos usados por equipamentos e ainda das características de funcionamento dos aparelhos que prestam esse suporte. Esta unidade curricular tem por objetivo facultar conhecimentos nestes três domínios de conhecimento.

1. Suporte de Vida Básico:
– Conceitos Elementares;
– Equipamento de Suporte Básico de Vida.
2. Suporte de Vida Avançado – Princípios Básicos de Controlo
– Controlo de Temperatura e potência; Temporizações.
Equipamento de Suporte de Vida Avançado
– Incubadoras;